O inverno e suas baixas temperaturas estão se aproximando rapidamente. Alguns radiadores já funcionam durante a noite, mas antes de começar a utilizá-los é aconselhável sangrá-los. Para que um radiador mantenha a nossa casa aquecida e atinja a temperatura ideal sem acidentes, ano após ano, deve ser devidamente preparado.
Uma das recomendações essenciais para isso é eliminá-lo. Explicamos por que e como fazer isso corretamente.
Um radiador – Fonte: spm
É por isso que você deve sangrar seus radiadores todos os anos antes de usá-los
Os radiadores devem estar na capacidade máxima para aguentar o frio, mas antes de ligá-los é imprescindível passar pela fase de sangria.
Ao sangrar seus radiadores , faremos com que durem mais e funcionem de maneira ideal. A sangria dos radiadores é essencial por um motivo principal: aproveitar ao máximo o calor do radiador.
Otimizar o desempenho dos seus radiadores é o principal motivo para realizar esta purga. Uma vez ligados, os aquecedores não devem falhar, por isso funcionarão em plena capacidade. Uma opção altamente recomendada é prepará-los com uma boa limpeza, desta forma garantimos que não acumulam impurezas que possam afetar o ar do ambiente.
Sangrar um radiador também ajuda a evitar que ele quebre, com todos os danos que isso pode causar. Na verdade, um radiador que não é drenado há muito tempo pode começar a vazar. Esta água corrente pode deteriorar os pisos, especialmente se for carpete ou parquet. Por último, importa referir que os radiadores com purga também permitem controlar o consumo de energia (evitando consumos excessivos) e beneficiar de um aquecimento muito mais eficiente (melhor difusão de calor).
Sangramento do radiador – Fonte: spm
Como sangrar radiadores?
Ligue o aquecimento
Ligue o aquecimento e espere que todos os radiadores da sua casa aqueçam (quanto tempo pode depender de quantos radiadores você tem e do tamanho da sua casa, portanto, reserve bastante tempo).
Identifique os radiadores a serem sangrados
Verifique cada radiador cuidadosamente para garantir que a temperatura seja uniforme em toda a sua superfície. Se você descobrir radiadores frios na parte superior ou ouvir ruídos, significa que há ar preso dentro e você precisa sangrá-lo.
Dica: Recomendamos usar um par de luvas finas para verificar cada radiador, pois eles podem estar quentes.
Desligue o aquecimento e espere que os radiadores esfriem.
Antes de começar a sangrar os radiadores, recomendamos que desligue o aquecimento para que os radiadores não fiquem demasiado quentes para serem tocados.
Coloque um pano sob a válvula de sangria do radiador.
Localize a válvula de drenagem do radiador e certifique-se de que um pano ou toalha velha seja colocado sob a válvula para coletar qualquer água que possa vazar.
Dica: Todo radiador possui uma válvula de sangria. Geralmente está localizado no canto superior do radiador e se parece com um orifício redondo com um quadrado dentro dele.
Abra a válvula e libere o ar
Se não sair água ou ar ao sangrar o radiador, a válvula pode estar entupida com tinta. Feche as válvulas de entrada e saída em cada extremidade do radiador e remova o parafuso no centro da válvula de sangria. Insira a chave do radiador na válvula de sangria e gire-a lentamente no sentido anti-horário (um quarto de volta deve ser suficiente). Você deverá ouvir um som sibilante enquanto o ar escapa.
Dica: Recomendamos manter um balde à mão para coletar respingos de água caso você abra muito a válvula.
Feche a válvula
Quando o assobio parar e a água começar a fluir, gire a chave no sentido horário para fechar a válvula.
Verifique a pressão da caldeira
Repita esse processo para cada radiador que precisa ser sangrado em sua casa. Depois de concluído, você precisará verificar a pressão no manômetro de água da sua caldeira.
Se a pressão da caldeira for muito baixa (menos de 1 bar), é necessário repressurizar o sistema. Se a pressão estiver normal (entre 1 e 2 bar), pode-se ligar o aquecimento e verificar se os radiadores estão aquecendo como deveriam.