Ter cabelos constantemente oleosos pode ser muito incapacitante para algumas mulheres. Esteticamente falando, o aspecto do cabelo parece sujo, brilhante e pegajoso. E mesmo que você os lave regularmente, isso não resolve o problema. Quais as causas, qual o tratamento adequado, como podemos entender melhor no dia a dia? Estas são as perguntas mais frequentes quando se trata de “cabelos oleosos”. Na verdade, a hipersecreção de sebo é um fenômeno diretamente ligado a uma predisposição genética ou relacionado a alguns distúrbios hormonais. Embora seja aconselhável consultar um especialista no assunto, existem alguns métodos naturais que podem ajudar a amenizar esse incômodo, pelo menos por um curto período.
Ao contrário dos cabelos secos, que necessitam de hidratação profunda, os cabelos oleosos tendem a ficar sempre úmidos, pegajosos, sujos e também apresentam um odor desagradável. O excesso de sebo que se enraíza no cabelo acumula-se em massa no couro cabeludo e espalha-se por todos os comprimentos. As consequências não são agradáveis: o cabelo perde vitalidade, elasticidade e volume, fica liso, opaco e cansado. Uma situação insalubre que altera a aparência geral do penteado. Não tem vontade de lavar todos os dias? Não se preocupe, com essas dicas você poderá ter cabelos saudáveis e menos oleosos, mesmo sem lavá-los!
Livre-se dos cabelos oleosos sem lavá-los!
Cada mecha é acompanhada por uma glândula sebácea que secreta uma substância gordurosa. A quantidade de sebo pode, portanto, variar dependendo da mudança de estação, do clima, da poluição, de uma alimentação desequilibrada ou de quando estamos passando por um período de estresse.
Sem falar que a hipersecreção de sebo pode ser a causa de uma alteração hormonal ou simplesmente de uma predisposição genética. O fator gástrico também influencia. Na maioria das vezes, essas mudanças começam durante a puberdade, na adolescência.
talco
Se não quiser cair na armadilha das lavagens frequentes, pode usar pó de talco, uma excelente alternativa aos shampoos secos que tendem a danificar os cabelos com aplicações repetidas.
Tudo o que você precisa fazer é espalhar um pouco nas raízes. Deixe agir por 5 minutos e massageie suavemente no couro cabeludo. O talco absorverá todo o sebo. Depois, para retirar as partículas restantes, bastará uma pequena pancada do secador. Seu cabelo fica mais limpo e grosso. Obviamente sem exagerar!
Aqui estão os prós e contras do pó de talco no cabelo:
A lavagem a seco é uma ótima alternativa ao uso frequente de shampoo e condicionador, que pode danificar ou irritar a camada protetora do couro cabeludo.
O talco para bebês é um remédio útil se, por exemplo, você tem um compromisso importante e não tem tempo para a lavagem normal.
É, portanto, uma solução de curto prazo que requer lavagem após a aplicação.
O talco é um excelente remédio para cobrir e reduzir os cabelos oleosos, mas não elimina o problema das raízes oleosas.
Amido de milho e cacau em pó
Pode parecer estranho para você, mas o amido de milho, ou o famoso amido de milho que você usa na cozinha, é um remédio ideal para combater a oleosidade dos cabelos. Substitua o seu shampoo seco por este ingrediente rico em fibras, minerais e antioxidantes. Não só irá nutrir o cabelo, mas também regular a produção de sebo no couro cabeludo. Polvilhe um pouco nas raízes, massageie suavemente e proceda à escovação!
Se você tem cabelos escuros, aposte no cacau em pó. É a solução ideal para nutrir os cabelos, estimular o crescimento e regular os níveis de sebo. Deixe agir por até 45 minutos e massageie suavemente. Seu cabelo ficará radiante!
A escova rotativa
Seja qual for o método escolhido, para escovar a crina e aperfeiçoar o penteado, recomendamos o uso de escova rotativa ou rolo nas áreas mais oleosas, principalmente ao redor da testa. Em seguida, use um secador de cabelo para remover toda a poeira restante.
Como cuidar dos cabelos oleosos?
Se você tiver problemas hormonais, é melhor consultar um especialista. Para tratar cabelos oleosos ele provavelmente irá prescrever um tratamento à base de vitaminas A e B6. Você também terá que monitorar sua dieta alimentar, evitar alimentos muito gordurosos ou muito picantes.
Nem é preciso dizer que o excesso de sebo não combina bem com banhos de óleo e outros soros que tendem a deixar os cabelos mais oleosos. Da mesma forma, condicionadores de cabelo não são recomendados: você só pode usá-los no comprimento, mas nunca no couro cabeludo. A sua textura excessivamente cremosa corre o risco de afinar o cabelo.
Cuidado com os clichês: algumas pessoas pensam que cabelos oleosos devem ser lavados com a menor frequência possível. Esta ideia está incorreta. Os especialistas explicam que as pessoas que têm excesso de sebo sentem uma sensação de formigamento no couro cabeludo. Além disso, o problema poderá piorar significativamente se não forem estabelecidas uma boa higiene diária e cuidados regulares.