Se o seu médico proibiu você de consumir sal nas refeições, isso não significa que você tenha que dizer adeus ao sabor dos seus pratos. Descubra como substituir o sal para reduzir seu consumo.
O sal é um elemento fundamental na cozinha: sem ele os pratos não têm sabor. Por si só, o sal não é um elemento prejudicial ao nosso corpo. Usar sal em quantidades muito pequenas não só é bom, mas em alguns casos é até necessário.
No entanto, o abuso de sal pode causar uma série de problemas de saúde: aumenta a frequência cardíaca, impede a irrigação sanguínea adequada e provoca retenção de água.
Para substituir o sal sugerimos uma variante: sal hipossódico (com baixo teor de sódio). Embora seja um pouco menos “saboroso” que o sal normal, é sem dúvida uma solução eficaz para reduzir os efeitos negativos do abuso de sal, sem eliminá-lo completamente.
Existem também tipos de sal que oferecem alguns benefícios ao nosso corpo: sais-gema e sal marinho. Com menos sódio, são mais leves e não têm muito efeito na retenção de água. Devemos sempre limitar o uso de sal, de qualquer tipo.
Algumas ervas e temperos são particularmente úteis para substituir o sal, dando sabor aos alimentos. Açafrão, cravo, pimenta, páprica, noz-moscada, gengibre e canela são excelentes substitutos do sal.