Quase metade das nossas casas tem níveis de humidade demasiado elevados. Além de odor desagradável e danos materiais, pode causar problemas respiratórios e outros efeitos adversos à saúde. Nosso conselho para eliminar essa água prejudicial à saúde.
- Ventile diariamente
Mesmo que seja inverno e a temperatura externa esteja em torno de zero grau, não há nada que você possa fazer! Ventilar a casa entre cinco e dez minutos por dia é essencial para renovar o ar ambiente e expulsar o excesso de umidade. Se possível, crie um rascunho em várias janelas. Se toda a casa precisar ser adequadamente ventilada, insista nos ambientes mais úmidos como o banheiro ou a cozinha.
- Limpe o VMC
A VMC (Ventilação Mecânica Controlada) continua sendo de longe o melhor remédio para renovar constantemente o ar e evitar o excesso de umidade. Pode ser de fluxo simples ou duplo. No primeiro caso, o dispositivo se contenta em sugar o ar da caixa para empurrá-lo de volta para fora. Enquanto um VMC de fluxo duplo tem a vantagem de poder recuperar o calor do ar extraído em vez de lançá-lo para fora. Para que o seu CMV funcione perfeitamente, certifique-se de limpar as aberturas de ventilação uma vez por ano usando um aspirador de pó. Com o tempo, o pó tende a acumular-se nas grelhas, correndo o risco de impedir a circulação do ar.
- Opte por vidros duplos
Se gotas de água pingarem no interior das janelas e muitas vezes embaçarem, é um sinal claro de umidade. Com janelas equipadas com vidros duplos evitará assim variações excessivas de temperatura e limitará os problemas de condensação. Uma dica: instale grades de ventilação na nova marcenaria para permitir a circulação de ar.
- Verifique o aperto
Como o banheiro é conhecido por ser o cômodo mais úmido da casa, certifique-se de selar as costuras ao redor da banheira, do chuveiro e da pia. Adicionar um aquecedor pode ajudar a secar o ar. Instale um toalheiro e, caso não seja possível, existem pequenos aquecedores auxiliares que você liga antes de lavar e desliga quinze minutos depois.
- Considere o desumidificador
Você pode comprar um desumidificador de ar disponível comercialmente . Você terá a opção de escolher entre um dispositivo químico ou elétrico.
O primeiro funciona segundo o princípio da condensação. Contém um comprimido ou cartucho de cloreto de sódio. Isso absorverá a umidade e a transformará em água. Em seguida, esvazie a lixeira. Já o desumidificador elétrico aspira o ar úmido contido no ambiente antes de secá-lo, resfriando-o e depois aquecendo-o a uma temperatura idêntica à do ambiente em que está inserido. O ar sai livre de umidade.
- Olhe para os armários
Ao abrir seus armários , surge um cheiro ruim de mofo. Provavelmente é por causa da umidade. Para absorvê-lo, basta colocar alguns pedaços de carvão em uma caixa com tampa que tem furos em alguns lugares. Um método natural e eficaz que não custará muito.
Certifique-se também de afastar os móveis a alguns centímetros das paredes. Em caso de umidade, o ar deve circular para evitar a formação de mofo.
- tenha um polegar verde
Algumas variedades de plantas que vivem em ambientes tropicais têm o poder de desumidificar o ar circundante. Eles retiram água do ar para se alimentar e, assim, reduzem a umidade abundante em sua casa. Por exemplo, a samambaia de Boston é melhor nessa função. Deve ser colocado em local claro, mas sem luz solar direta. Se a sua sala tiver pouca luz, um spathiphyllum será igualmente eficaz.
A olho nu
Para manter um interior saudável, o nível de umidade deve estar entre 40% e 60%. Não há necessidade de instrumento de medição se a sua casa estiver acima dessa média, alguns sinais não enganam: presença de neblina nas janelas, cheiro de mofo, papéis de parede ou rodapés descascados, aparecimento de manchas amareladas nas paredes…