O louro é uma das plantas mais antigas e difundidas em todo o Mediterrâneo , símbolo de glória e sabedoria particularmente ligada à história grega e romana. Laurus nobilis pertence à família Lauraceae e possui inúmeras propriedades benéficas: o louro é útil para estimular a digestão e combater os sintomas da gripe, é também um antibacteriano e antiinflamatório natural . Na cozinha e no exterior, esta planta perfumada e aromática é muito utilizada: para preparar chás digestivos de ervas ou para eliminar maus cheiros, para fazer pratos saborosos para preparar ou para afastar a ingestão de insectos, podemos utilizar as folhas de várias formas. vamos ver todos eles
1. O chá de ervas esvazia o abdômen
Entre as suas inúmeras propriedades, o louro é capaz de reduzir a flatulência e estimular a digestão: por isso é recomendado em casos de inchaço e refluxo abdominal . Como explorar o poder desta planta? Com um delicioso chá de ervas: ferva por alguns minutos água com algumas folhas (frescas ou secas) e raspas de limão raladas , filtre e sirva ainda quente.
2. Elimina odores
Com simples folhas de louro, podemos criar um ambientador e removedor de odores eficaz e totalmente natural . Pegamos as folhas e cozinhamos por cerca de dez minutos com um pouco de raspas de limão, deixamos o cheiro eliminar os maus cheiros da cozinha, principalmente quando preparamos uma panela. Alternativamente, podemos colocar as folhas secas na geladeira ou em radiadores ligados : em ambos os casos, após alguns dias, elas absorvem os maus odores e exalam um agradável aroma fresco.
leia tambémCapim-limão: usos do capim-limão na cozinha e 6 receitas