Em tempos de aumento dos preços, devemos cuidar do nosso dinheiro e receber aquilo pelo que pagamos. É fácil controlar quando compramos coisas no supermercado, em lojas de roupas ou quando cortamos o cabelo. Mas é mais difícil quando não conseguimos verificar o conteúdo da compra, como acontece quando cobramos pelo gás.
Existe uma maneira de saber se fomos cobrados pela quantidade de gás que pedimos e pagamos? É importante saber isto não só para o nosso dinheiro, mas também para não ficarmos sem gasolina quando pensamos que temos o suficiente.
Embora não exista uma maneira infalível, detalharei algumas dicas e truques abaixo para que você possa verificar se está carregado com gás e não com ar.
O tanque fixo é um recipiente de aço para armazenamento de gás em alta pressão. É importante não encher mais de 90% da sua capacidade . A maioria dessas cubas possui um contador na parte superior, que expressa as quantidades em porcentagem.
Vale lembrar que os tanques fixos medem o gás em litros e os botijões em quilos. É importante que você tenha isso claro para saber quanto está cobrando.
Truques para saber se eles te deram a coisa certa
A primeira coisa é saber a relação entre a percentagem e a capacidade do seu tanque, ou seja, em litros. Dessa forma é mais fácil de controlar. Depois de ter essas informações, não peça para encher o tanque, mas peça quantidades específicas . Por exemplo, se o seu tanque tiver capacidade máxima de 200 litros, peça 50, 70 ou 100.
Pelo mesmo motivo, nem pergunte a quantia em dinheiro. Isso torna o controle mais difícil. Principalmente se não tivermos certeza do preço do litro da gasolina.
Uma forma simples é saber a carga inicial do tanque e a carga final. Se por algum motivo o container não tiver fita métrica, você pode pesá-lo antes e depois para obter um valor aproximado da carga. Os tanques geralmente possuem uma etiqueta especificando o peso do cilindro sob o nome da tara. Se você tiver essas informações, será mais fácil controlar o valor que foi cobrado.
Anote o horário e a data da recarga e verifique o consumo do tanque. Se você acompanhar quanto tempo dura a carga de gás em sua casa, será mais fácil saber se você conseguiu o que pediu.
Durante o carregamento, preste atenção a quaisquer sons estranhos ou interrupções de energia . Em caso de dúvida, pergunte ao gerente.
Conselho
Por fim, é aconselhável trocar o tanque a cada 10 anos e verificar seu estado; a cada 5 anos é necessário trocar a válvula; você tem que pintar uma vez por ano; e realiza auditorias nas instalações com frequência. Tudo isso deve ser feito com pessoal treinado.