Cortinas perfeitamente brancas e limpas, o resultado é simplesmente surpreendente

As cortinas perfeitamente brancas e limpas são uma bela peça de mobiliário para as janelas de nossa casa. Pena que eles ficam sujos e amarelados rapidamente.

Vamos ver como podemos evitar que isso aconteça e com um método incomum do tipo faça você mesmo.

Cortinas perfeitamente brancas e limpas

Cortinas brancas como a neve são o sonho de muitos proprietários. Eles são uma espécie de peça central de uma casa ou apartamento. Infelizmente, os materiais de que são feitos e a lavagem  tendem a torná-los cinza ou amarelos e não ter mais uma boa aparência.

Mas isso não significa que eles precisem ser substituídos. Quer saber como lavar cortinas? É muito fácil e rápido. Existem vários métodos para limpar cortinas, para que possam ser facilmente branqueadas e restauradas à sua limpeza original.

Com que frequência as cortinas devem ser lavadas?

As cortinas devem ser sempre pré-lavadas antes da lavagem. Além disso, dependendo do acúmulo de sujeira, é necessário lavá-los, em média, a cada dois meses.
Tudo depende da quantidade de poeira na casa ou apartamento.

Lavar cortinas na máquina de lavar
Lavando cortinas na máquina de lavar – imilanesi.nanopress.it

Via de regra, as cortinas precisam ser limpas com mais frequência se houver fumantes em casa. A fumaça do cigarro é uma das maiores ameaças à cor branca das cortinas.

Lavar cortinas com produtos químicos?

Existem inúmeros produtos no mercado que permitem limpar cortinas. Porém, vale ressaltar que cada um deles pode conter compostos químicos capazes de comprometer não só a cor, mas também a durabilidade do tecido.

Mulher abre cortinas muito brancas
Mulher abre cortinas muito brancas – imilanesi.nanopress.it

Diversos consumidores relatam que, mesmo após utilizar diversas vezes esses produtos, a vida útil das cortinas diminuiu e elas tiveram que ser substituídas por novas.

Como esta situação pode ser evitada? Em vez de usar produtos químicos para limpar cortinas, é aconselhável optar por remédios caseiros . Geralmente são muito mais eficazes e, acima de tudo, mais seguros.

Levedura e aspirina

Os sistemas domésticos para limpeza de cortinas são muito eficazes. Basta seguir certas regras para obter resultados verdadeiramente satisfatórios.

Você pode usar produtos como: fermento em pó, bicarbonato de sódio, aspirina,
suco de limão ou ácido cítrico. neste caso usaremos fermento e aspirina.

Pacote de aspirina
Pacote de aspirina – imilanesi.nanopress.it

Vou simplesmente colocar as cortinas na máquina de lavar e inserir um comprimido de aspirina no tambor junto com as cortinas . Num compartimento do compartimento de lavagem colocaremos uma saqueta de fermento em pó, enquanto no outro compartimento o detergente normal.

No caso de cortinas muito finas e delicadas, será necessário programar a lavagem para temperaturas baixas, cerca de 30 graus está bom.

Para evitar que enruguem excessivamente, é melhor definir o ciclo de centrifugação para 600 rpm. Terminada a lavagem, as cortinas devem ser penduradas imediatamente, mas podem ser reposicionadas mesmo que não estejam completamente secas, caso não precisem ser passadas. O próprio peso da cortina ajudará a evitar a criação de rugas indesejadas.