Cortinas sujas e acinzentadas em sua casa? Não há dúvida, na verdade este é o método para torná-los limpos e brancos como novos novamente.
Cortinas sujas e acinzentadas em sua casa não são higiênicas e certamente não ficam bem. Isso acontece quando não são lavados adequadamente, quando entram em contato com agentes externos e quando o branco perde o brilho. Para reencontrá-lo, especialistas em limpeza indicam como lavar cortinas dependendo do material de composição utilizando apenas ingredientes naturais.
Cortinas sujas e grisalhas: o método para torná-las brancas novamente
Cortinas sujas e acinzentadas devem ser tratadas imediata e adequadamente. Na maioria dos casos a etiqueta não é lida ou o mesmo tratamento de lavagem é utilizado para todos os tecidos. Nada poderia estar mais longe da verdade, porque a cada tecido corresponde um ingrediente natural a utilizar e um método de lavagem à mão ou na máquina de lavar. Além disso, os ganchos devem ser sempre retirados durante a lavagem, evitando danificar a cortina ou o interior da máquina de lavar.
Cortina de algodão
Se a cortina for de algodão , material mais utilizado em casa, significa que ela é resistente e está sempre limpa. Se utilizar métodos de lavagem ou ingredientes errados, pode ficar sujo e perder a cor natural. Por isso podem ser lavados na máquina de lavar adicionando duas colheres cheias de bicarbonato de soja diluídas em um copo medidor cheio de sabão de Marselha.
Em seguida, ajuste uma temperatura não superior a 30°C e gire a 600 rpm. Terminada a lavagem, pendure imediatamente as cortinas para neutralizar os vincos e garantir que sequem completamente.
Cortinas de linho
Se as cortinas forem de linho é bom avaliar o tipo, como escovado ou enrugado até delicado. O linho escovado requer lavagem a 30° com no máximo 400 centrifugações. Se a cortina estiver suja, pode-se proceder a dois enxágues e adicionar sabão de Marselha para despejar diretamente no compartimento do detergente. Eles ficarão como novos.
Os “enrugados” podem ser lavados à mesma temperatura mas com 800 rpm para a centrifugação. Também neste caso, o sabonete de Marselha é o ingrediente perfeito a considerar.
Cortinas de seda
Para quem tem cortinas de seda, nunca deve usar a máquina de lavar, mas lavar à mão. Por serem extremamente delicados, basta água enriquecida com sabão de Marselha.
São encharcados e depois não torcidos, para não estragá-los, deixando-os secar ao ar livre, mas não sob a luz solar direta.
Cortinas de tecido sintético sujas e acinzentadas
Seja náilon ou outro tecido sintético, neste caso será necessário lavá-lo à mão para não estragá-lo e recuperar a beleza da cor branca ou neutra. Se as dimensões da cortina não permitirem a lavagem à mão, pode colocá-la na máquina de lavar adicionando sabão de Marselha e vinagre de vinho branco, sem centrifugar a 30°.