Dente-de-leão: purifica, aumenta as defesas e acelera o metabolismo

O dente-de-leão , mais conhecido como dente-de-leão , é uma planta muito difundida no nosso campo, que oferece dezenas de propriedades terapêuticas e benefícios para a saúde.

Usado há milênios para tratar distúrbios digestivos e hepáticos , o dente-de-leão é uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, além de ácido fólico e vitaminas B, além de inulina e minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio.

Mas as propriedades terapêuticas do dente-de-leão devem-se principalmente à riqueza em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios , como o beta-caroteno e os polifenóis, o fitol e os ácidos cicórico e clorogénico.

Regula o metabolismo

A particular riqueza de nutrientes e compostos bioativos do dente-de-leão oferece uma série de efeitos benéficos ao metabolismo. O dente-de-leão ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, estimula a secreção de insulina, reduz a absorção de gordura e, consequentemente, diminui os níveis de colesterol.

Regenera o fígado

Entre os benefícios mais importantes do dente-de-leão está, sem dúvida, a sua capacidade de regenerar o fígado e protegê-lo de substâncias tóxicas e do excesso de gordura.

Antitumoral

O extrato de folhas e raízes de dente-de-leão pode ajudar a prevenir o câncer de fígado, cólon e pâncreas. Numerosos estudos ainda estão em andamento para verificar essas propriedades.

Melhora a digestão

O dente-de-leão tem sido usado há séculos para aliviar a indigestão e prevenir a acidez estomacal. Esses benefícios se devem ao conteúdo de inulina probiótica.

Previne infecções

Vários estudos associaram propriedades antimicrobianas e antivirais ao dente-de-leão, capazes de prevenir a replicação de vírus e bactérias nocivas.

Como você consome dente-de-leão para aproveitar seus benefícios?

O óleo, o extrato e as cápsulas de dente-de-leão estão disponíveis em lojas de fitoterápicos. Siga as instruções da embalagem e as instruções do seu médico.

Se você tiver uma planta fresca disponível, cuja origem você tem certeza, você pode preparar uma decocção fervendo 30-40 gramas de raízes frescas de dente-de-leão em um litro de água mineral.

Alternativamente, você pode cozinhar 3 gramas de folhas ou flores secas de dente-de-leão em 250 mililitros de água por alguns minutos.