Todas as informações importantes sobre como e quando é feita a desfolha e amadurecimento do tomate, necessária para obter uma rica colheita!
DEFOLIAÇÃO
Provavelmente, muitos jardineiros novatos se perguntam: por que as folhas devem ser removidas dos pés de tomate? Porque é assim que estimulamos o seu desenvolvimento: após retirar algumas folhas, todos os nutrientes são canalizados para os pontos de crescimento da planta. Também os protegemos de doenças e invasões de pragas: se os arbustos forem muito densos e não ventilarem adequadamente, a sombra e a umidade sob as folhas criam condições ideais para o desenvolvimento de fungos (por exemplo, míldio do tomate) e insetos prejudiciais.

Quando você deve começar a retirar as folhas e quantas você precisa cortar? Quando 10 folhas grandes se formarem no arbusto do tomate, é hora de cortá-lo. Você pode cortar 2 a 3 folhas de uma vez, ou seja, as mais baixas, tocando o solo.
Corte as folhas com o auxílio de uma tesoura afiada ou outro dispositivo adequado, tomando cuidado para não machucar o caule. Também seria uma boa ideia deixar pequenos tocos na base: assim evitará que fungos patogénicos entrem nas lesões e adoeçam os pés de tomate.


Se os pés de tomate forem curtos (com crescimento determinado), retire as folhas inferiores apenas uma vez.
E se você cultivar variedades indeterminadas (altas) de tomate, repita a remoção das folhas inferiores à medida que os arbustos crescem (2 folhas a cada 2-3 semanas): após a poda, cada arbusto deve ter pelo menos 5 folhas, de preferência 8 folhas.
COPYLIREA
Com a retirada das folhas é necessário realizar a criação dos arbustos. Mas você deve saber que este procedimento se aplica apenas a variedades altas de tomate (geralmente cultivadas em estufas e solários). Variedades baixas de tomates, cultivadas na horta, também dão frutos para as crianças.

Os bebês não precisam ser cortados completamente – resta um pequeno toco na base. Isso impede ou retarda seu crescimento.


Feliz jardinagem!