Despeje borra de café no vaso sanitário: isso resolve um dos maiores problemas do banheiro

Recuperar o conteúdo dos filtros, pastilhas, máquina de café expresso ou cabos da cafeteira é uma boa ideia? O ponto em 10 perguntas.

A borra de café mantém os pulgões afastados: verdade

Laurent Bourgeois, viveirista testemunha: “Usamos prioritariamente os aromáticos do campo aberto que atraem muito essas criaturas, como o absinto e a artemísia, em particular o aurone ou o arcabuz com cheiro de limão (Artemisia abrotanum   )  . Borrifamos na superfície ao pé da planta, com pelo menos 20-25 cm de largura (diâmetro de um prato) e 5 mm de espessura, para criar uma cobertura repelente. Dura vários meses. Depois renovamos.”

A borra de café atua nos caracóis: verdade

Pela consistência rugosa do seu pó que o impede de escorregar, tal como a cinza de madeira. Pense nisso para os seus morangos (outra solução complementar: agulhas de pinheiro!). O truque não é infalível, entretanto. O bagaço também teria impacto na trajetória das   formigas   e nos ataques da mosca da cenoura, dos grilos-toupeira e dos oxiúros.

A borra de café é inofensiva para nossos animais de estimação: Falso

A cafeína é tóxica para nossos amigos de quatro patas. O valor de 8 c. o café seria suficiente para envenenar um gato ou um cachorro. Portanto, ainda é necessário cautela com seus companheiros.

A borra de café é fertilizante: verdadeiro/falso

O bagaço contém nitrogênio, cobre, magnésio, fósforo e potássio. Diz-se que “fertiliza a terra”. “Não basta fertilizar as plantas, mas fornece oligoelementos interessantes”, diz Laurent.

A borra de café elimina os maus odores dos banheiros: verdade

É muito simples: coloque de cinco a seis colheres de sopa de borra de café em um litro de água morna. Misture bem, em seguida despeje o produto no vaso sanitário e deixe agir por alguns minutos. Depois enxágue!

Este método elimina todos   os odores desagradáveis ​​que normalmente vêm do banheiro.  Para manter os resultados basta fazê-lo a cada dez ou doze dias.

A borra de café melhora o solo: Verdade

Ilumina misturas terrosas. Ao incorporar o bagaço ao solo pronto para uso de suas floreiras e vasos, você evitará a formação de uma crosta compacta na superfície, compactada pelas regas posteriores. Graças ao bagaço, a água da chuva ou de irrigação penetrará mais profundamente, até o coração dos torrões. Suas plantas ficarão mais hidratadas, mais bonitas e mais resistentes à seca.

As plantas calcárias adoram bagaço: Falso

As plantas de solo calcário adoram bagaço. Seu pH é próximo a 6,2, “se colocar muito acidifica o solo”, explica Christophe Savigny, torrador artesanal.

A borra de café é boa para compostagem: verdade

Colocar o bagaço na pilha é o que Jean-Marc Parra, viveirista da Ah! A Fazenda do Sabor.
Os puristas também colocarão filtros ecológicos de papel pardo nele.

A borra de café deixa suas mãos mais macias: verdade

Este esfoliante natural permite, graças aos seus pequenos grãos, alisar delicadamente a pele para remover vestígios incrustados (sujidade, folhas verdes…). Se você fizer seus próprios sabonetes, considere incorporar várias colheres de sopa à mistura de óleo e refrigerante.

O bagaço evita que o solo congele: Falso

É uma crença popular. A fermentação não é suficiente para aquecer o solo. Mas uma boa notícia, Christophe Savigny diz-nos que: “Os grãos de café estão rodeados por um pergaminho: o pergaminho, uma espécie de placenta vegetal que, se permanecesse à volta do grão durante a torra, daria ao café um sabor azedo e quase intragável. O pergaminho é então soprado por nós usando um sistema de ar quente. Levamos isso em uma sala separada. Os nossos amigos acham que estas manchas secas espalhadas pelo solo constituem uma cobertura morta muito eficaz, tanto para manter a humidade da terra como para evitar geadas”.

Moral: para se proteger do frio, é muito melhor usar este saquinho do que borra de café.

Todas as borras de café são iguais: Falso

Se “o melhor café é sempre aquele moído na hora e feito de imediato” (Christophe é definitivo), porque “não podemos impedir a sua degradação, mesmo em cápsulas”, o melhor bagaço é sem dúvida aquele que provém de um café de qualidade sem aditivos, como aqueles que fazem espuma. Idealmente orgânico para puristas.

A questão do preço e dos prazos de recuperação também entra em jogo: “A 35 cêntimos de euro (mínimo) por 5 gramas de cápsulas de café, façam as contas. Isto custa-lhe pelo menos 70 euros por quilo de café! Quanto à tarefa de abrir as cápsulas com cortador para recuperar o pó, não é mais fácil, quando se quer reciclar este precioso subproduto na horta, voltar às boas e velhas máquinas ou filtros de papel?