Colocar farinha na pia parece algo que você absolutamente não deveria fazer? Pois bem, existem bons motivos para o fazer, para saber quais continuam a ler o artigo.
Nossas pias correm o risco de entupir todos os dias, e mantê-las limpas e arrumadas leva tempo e muitas vezes requer o uso de produtos químicos que não queremos usar.
Pia suja e opaca
A limpeza da cozinha pode tornar-se um desafio se nos encontrarmos a lutar contra agentes que dificultam o seu tratamento. Usamos todos os dias e várias vezes ao dia. Nem é preciso dizer que seu desgaste acaba não deixando-o tão brilhante e brilhante como quando foi comprado.
Isso acontece mais com a pia de aço, esse material não precisa de nada para perder o brilho, até uma gota d’água deixa rastro de sua passagem.
Por mais que você queira tratá-lo bem, ao final da limpeza dessa parte da cozinha é ele quem sai cicatrizado. Existem inúmeros produtos no mercado para a limpeza do aço, mas, no longo prazo, quanto nos custa o nosso desejo por uma pia que brilhe em termos de gastos e do planeta?
Existem alternativas naturais a estes produtos poluentes, cabe-nos apenas experimentá-los e adotar o que nos é mais adequado. Uma delas envolve o uso de farinha. Vamos descobrir o que é.
Por que colocar farinha na pia?
Um truque nada caro e infalível para limpar manchas e marcas de calcário em nossas pias vem dos truques caseiros que nossas avós usavam.
Trata-se de usar a farinha, mas com astúcia, não deixando que ela vá para o ralo onde causaria danos. Vamos ver o que precisamos e como proceder:
- Farinha,
- água quente,
- um pano macio,
- um pano de prato.
O processo é muito simples, mas primeiro teremos que limpar nossa pia de aço inoxidável como costumamos fazer.
Em seguida, uma esponja macia e não abrasiva com detergente comum. Só que desta vez não teremos que parar por aí, mas continuar secando cada gota de água presente em todos os componentes da pia.

Por tudo queremos dizer até as paredes, a torneira, o escorredor de talheres, enfim não deve sobrar nenhum vestígio de água . Isto é necessário porque, uma vez vertida a farinha, um pequeno vestígio de água a capturaria e não daria o efeito de polimento que estamos prestes a obter.
Sem falar que teria efeito cola, como faziam antigamente. Portanto, é uma boa ideia secar também as bordas da pia.

Agora estamos prontos para colocar a farinha na pia e esfregar com papel toalha, para polir tudo. Todas as partes devem ser polidas inclusive o ralo, a torneira e os espaços onde a sujeira tende a se acumular.
Depois de terminar podemos eliminar a farinha, evitando que ela vá para o ralo. Isso pode entupir seus canos, mas você finalmente dirá adeus às manchas.