O chocolate é sem dúvida um dos alimentos mais desejados do mundo . Durante muitos anos também foi demonizado e associado a uma longa série de doenças.
No entanto, estudos recentes demonstraram que o chocolate amargo , se consumido com moderação, traz inúmeros benefícios. Abaixo listamos 10 deles.
- Reduz a pressão arterial . Os vários flavonóides contidos no cacau ajudam a regular a pressão arterial, reduzindo a coagulação sanguínea.
- Melhora o fluxo sanguíneo no cérebro . Um professor da Universidade de Nottingham descobriu que as bebidas de cacau ricas em flavonóides têm a capacidade de melhorar significativamente o fluxo sanguíneo no cérebro durante cerca de 2 a 3 horas.
- Melhora o humor . Um estudo recente mostrou que a cafeína, assim como outros produtos químicos do chocolate, pode melhorar o humor e aliviar os sintomas pré-menstruais nas mulheres.
- Melhora os níveis de açúcar no sangue . Os flavonóides contidos no chocolate amargo puro podem ajudar a regular os níveis de glicose no sangue.
- Reduz o risco de ataque cardíaco . Vários pesquisadores demonstraram que comer alguns pedaços de chocolate pode reduzir em 50% o risco de sofrer um ataque cardíaco.
- Reduz a síndrome da fadiga crônica . O chocolate reduz os efeitos desta síndrome em 85%.
- Aumenta o colesterol bom . Um estudo americano mostrou que uma dieta rica em cacau em pó e chocolate amargo ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.
- Melhora o processamento do açúcar no sangue . Um estudo realizado na Itália mostrou que o consumo de chocolate aumenta o metabolismo do organismo, melhorando os níveis de açúcar no sangue e prevenindo o diabetes.
- Reduz a tosse . O cacau é um excelente aliado no combate à tosse persistente. A teobromina contida no chocolate é muito útil no alívio da tosse.
- Previne danos celulares . O cacau protege as células, evitando danos.