Dicas para ajudá-lo a escolher uma máquina de lavar que consome menos energia para reduzir sua conta de luz?

Enquanto houver uma família numerosa em casa, a máquina de lavar funciona incansavelmente todos os dias. Esta é uma observação geral em todas as residências: este eletrodoméstico é um dos que mais consomem energia na casa, como a geladeira e o freezer. Não é à toa que sua conta de luz fica tão alta no final do mês!

No entanto, a Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) quer tranquilizar ao salientar que é perfeitamente possível reduzir custos, sem sacrificar a lavandaria. Por outras palavras, é possível manter um bom equilíbrio entre a poupança de energia e a eficácia da lavagem. Siga seu sábio conselho.

Máquina de lavar – Fonte: spm

Escolhendo a máquina de lavar certa

Para obter a economia que deseja  , você já deve começar escolhendo e adquirindo um modelo de máquina de lavar que seja eficiente e que consuma menos energia. Como fazer a escolha certa? Para saber qual a máquina de lavar roupa mais adequada para si, basta consultar a etiqueta energética. Sabendo que a OCU lembra que as informações do rótulo referem-se apenas ao programa “Eco 40-60°C” e que os dados são fornecidos pelo fabricante.

Na sequência da alteração de março de 2021 na rotulagem energética de vários eletrodomésticos, incluindo máquinas de lavar, as classes A+, A++ e A+++ desapareceram dos rótulos. A partir de agora utilizamos uma escala que vai da letra A (eficiência muito alta) até a letra G (eficiência baixa).

No caso das máquinas de lavar roupa, a nova etiqueta energética fornece as seguintes informações:

  • Fabricante: marca e modelo.
  • Classe de eficiência energética: é representada por uma letra e uma cor, do verde (A) ao vermelho (G).
  • Consumo de energia   (kWh) estimado para 100 ciclos no programa “Eco 40-60°C”.
  • A capacidade máxima de carga da roupa (kg) para o programa “Eco 40-60°C”.
  • Duração do programa “Eco 40-60°C”.
  • Consumo estimado de água por ciclo do programa “Eco 40-60°C”.
  • Eficiência de fiação (A a G).
  • Ruído gerado pelo dispositivo em decibéis (dB) avaliado em uma escala de A a D.

Ao adquirir a sua máquina de lavar roupa, também será útil conhecer o seu impacto ambiental e energético, para o qual devem ser tidos em conta alguns valores de referência: o consumo anual de energia (que deve estar entre 40 kWh e 91 kWh), a energia consumo por ciclo de lavagem (que não deve exceder 0,87 kWh) e emissões anuais (28 kg CO2).

Definir modo de lavagem da máquina de lavar – Fonte: spm

Uso racional e eficiente da máquina de lavar

Escolher uma máquina de lavar eficiente e verificar a sua etiqueta energética é um passo fundamental. Mas outro aspecto importante também deve ser levado em conta: a capacidade de carga. Isso deve atender absolutamente às suas necessidades. Sabendo que uma maior capacidade implica necessariamente um preço de compra mais elevado, bem como um consumo de energia mais consequente. Por exemplo, com uma máquina de lavar com capacidade para 8 kg, você poderá lavar aproximadamente 11 toalhas.

Tenha em atenção que, em geral, a capacidade máxima especificada nas máquinas de lavar refere-se apenas ao programa “algodão”. Quanto aos outros programas, que dizem especialmente respeito a artigos sintéticos ou delicados, têm uma capacidade de carga inferior.

Você finalmente decidiu o modelo mais adequado para você? Passemos agora às recomendações da OCU para permitir   otimizar o consumo da sua máquina de lavar   e sobretudo evitar alguns erros recorrentes:

  • Sempre que possível, lave a roupa à temperatura máxima de 40°C.
  • Espere até ter carga completa para iniciar o ciclo de lavagem. Isso reduz os custos de água e eletricidade.
  • Se a sua tarifa de energia elétrica for mais barata em determinados horários, programe a máquina através da função “início retardado”, para que ela lave a sua roupa naquele horário, quando a energia é mais barata.
  • Utilize apenas a quantidade de detergente recomendada pelo fabricante.
  • Selecione o ciclo de lavagem adequado ao tipo de sujidade e tecido.
  • Lembre-se que a vida média das máquinas de lavar gira em torno de 11 anos. Em outras palavras, se o seu não estiver mais funcionando corretamente nesta fase, apesar de uma boa manutenção regular, pode ser hora de trocá-lo e comprar um novo modelo.