Muitos não sabem a diferença entre resíduos separados e indiferenciados e tendem a cometer erros na hora de separar os resíduos. Vamos tentar esclarecer os dois termos e quais erros não devem ser cometidos para fazer a diferenciação corretamente.
A seleção e separação de resíduos, comumente entendida como diferenciada, tem como objetivo causar menos poluição ao meio ambiente e libertá-lo das substâncias tóxicas que os resíduos inevitavelmente liberam no solo e no ar.
Nós, seres humanos, também nos beneficiamos disso, pois podemos aproveitar espaços mais limpos e respirar um ar mais saudável. Mesmo em Itália, os municípios estão empenhados em realizar esta atividade e muitos alcançaram objetivos incríveis, com percentagens muito elevadas de recolha seletiva de resíduos.
Porém, muitos confundem o termo diferenciado com indiferenciado e estão convencidos de que todas as coisas a serem jogadas fora devem ser colocadas no lixo desta última categoria. Porém , não é assim , vamos descobrir quais são as diferenças e quais são os erros mais comuns que muitos cometem!

Como funciona a coleta seletiva de lixo
Desde 1997, a recolha seletiva de resíduos é obrigatória em Itália e, ao longo dos anos, tornou-se parte da rotina diária normal. Realizá-lo corretamente é fundamental para destinar os resíduos a uma das duas soluções proporcionadas pelo ciclo, ambas protegendo o meio ambiente. A recolha seletiva de resíduos envolve dois ciclos:
- Reciclagem – Esta categoria inclui matérias-primas que devem ser processadas e preparadas para reutilização.
- Compostagem – Se estiver úmido, é transformado em adubo natural através de um processo de degradação e depois maturação.
O que é coleção indiferenciada
Muitas vezes nos perguntamos onde jogar certos resíduos, principalmente se forem compostos por múltiplos materiais. Todos os resíduos que não devam ser colocados noutros contentores e, portanto, não possam ser reciclados devem ser incluídos na recolha indiferenciada.
Por exemplo, os produtos de plástico que não podem ser reciclados, ou que estão sujos com alimentos ou outras substâncias, ou que estão contaminados, devem ser colocados nesta categoria. Mesmo os recibos, que são feitos de papel químico, não vão para a lixeira, mas sim para o lixo indiferenciado, porque não são recicláveis.
Para se ter uma ideia da quantidade de resíduos que cai nos resíduos indiferenciados, podemos dizer que ronda os 20% do total, dado que há muitos resíduos domésticos que não podem ser todos sujeitos a valorização. Vamos ver em detalhes quais são os erros mais comuns que muitos cometem.

Alguns dos erros mais comuns
Muitas vezes há confusão ao deitar lixo e há erros que muitos cometem com objectos e alimentos que se pensa que se enquadram no ciclo de recuperação. No entanto, este não é o caso, então vamos descobrir quais erros muitas pessoas cometem com mais frequência:
- Caixas de pizza
Por se tratar de papelão é normal pensar que deve ser jogado no lixo de papel e papelão. Esta opção é correta se o papelão estiver limpo, mas se estiver sujo de comida ou gordura deve ser colocado no lixo indiferenciado.
- Pratos e copos quebrados
Muitos estão convencidos de que pratos e copos quebrados devem ser jogados na lixeira. E, em vez disso, está errado, porque eles vão para o recipiente indiferenciado. Tanto os objetos de cerâmica quanto os de vidro opalino devem ser colocados neste recipiente porque não são recuperáveis.
- Papel manteiga e vegetal
Os termos papel encerado e papel manteiga enganam muitas pessoas e, por serem papel, estão convencidas de que vão no recipiente apropriado. Em vez disso, ambos devem ser jogados no lixo indiferenciado.
- Conchas de amêijoas e mexilhões
Compostas por calcário, as cascas de amêijoas e mexilhões são resíduos particulares e não vão para os resíduos orgânicos como outros alimentos, mas sim para os resíduos indiferenciados.

Em qualquer caso, para tirar dúvidas e evitar erros, é aconselhável verificar a etiqueta dos resíduos a deitar fora e consultar as disposições do município onde reside relativamente à recolha seletiva de resíduos, pois podem haver diferenças.