É necessário passar meias e roupas íntimas?

Você acha que passar a roupa íntima seria uma perda de tempo e não serviria para nada além de cozinhá-la no vapor? No entanto, é aconselhável fazê-lo. Explicamos o porquê. E as meias então?

Muitas pessoas se perguntam se devem passar roupas íntimas e meias após a lavagem. Alguns acreditam que não faz sentido fazer isso. Porém, esta tarefa tem uma função muito importante, da qual você definitivamente deve estar atento, principalmente quando se trata de roupas íntimas.

É importante passar a roupa íntima após a lavagem?

Muitas vezes, as pessoas pensam imediatamente em guardar as roupas íntimas após a lavagem. Infelizmente, suas roupas recém-lavadas não estão tão limpas quanto você pensa. A máquina de lavar é um terreno fértil para germes e bactérias, segundo um estudo do Good Housekeeping Institute, transmitido pelos nossos colegas da RTL. Portanto, a roupa íntima conteria quase 10 mil bactérias vivas, mesmo depois de lavada na máquina de lavar. Somente temperaturas extremamente altas podem removê-los. Porém, nem sempre é possível lavar a roupa nessas temperaturas, para não danificá-la.

Por estas razões, a roupa interior deve ser passada a ferro após a lavagem e secagem. Isso ocorre porque passar a ferro esteriliza e desinfeta a roupa íntima. É a solução ideal para se livrar de todos os germes e bactérias presentes na roupa. Graças à evolução da tecnologia, a temperatura do vapor liberado por alguns ferros pode chegar a 100°C e, portanto, elimina 99% das bactérias, ácaros e vírus escondidos no tecido.

Atenção ! As roupas íntimas, principalmente as femininas, são feitas de tecidos finos e delicados. Portanto, tenha cuidado ao passar.

  • Como passar roupas íntimas?

Para fazer isso, nada poderia ser mais simples! Primeiro, verifique os rótulos. Alguns tecidos como seda, algodão, viscose e poliéster requerem temperaturas muito específicas. Em seguida, ajuste o ferro para a temperatura correta. Em caso de dúvida, defina uma temperatura mínima que poderá aumentar posteriormente. Para protegê-las, lembre-se de cobrir a roupa íntima com um pedaço de tecido ao passar. Depois, dobre-os e guarde-os no armário.

É necessário passar as meias depois de lavar?

Passar a roupa íntima é muito útil para prevenir germes e bactérias. Para meias isso não é necessário. Nem é aconselhável passá-los. Embora fiquem enrugadas após a secagem, as meias podem esticar rapidamente quando você as usa. A maioria das meias é feita de tecido elástico. Em altas temperaturas do ferro, as fibras de algodão podem queimar. Suas meias ficarão danificadas. Portanto, não os passe a ferro!

Para cuidar das meias, porém, lave-as em temperatura baixa, idealmente a 30°, lave-as do avesso para preservar as cores, evite usar alvejantes e tira-manchas abrasivos e químicos e opte pela secagem ao ar.

Como você pode ver, é importante passar a roupa íntima para eliminar bactérias, ao contrário das meias que podem danificar-se.

Para sua informação

Siga os nossos conselhos para roupa interior completamente limpa e meias sempre bem cuidadas!