No mundo moderno, onde utilizamos filtros UV e purificadores para purificar a água, o conceito de água potável armazenada num recipiente de cobre pode parecer antiquado. No entanto, esta prática centenária que se refere aos antigos textos do Ayurveda é hoje apoiada por numerosos estudos científicos.
Armazenar água em um recipiente de cobre ativa um processo natural de purificação. Mata todos os microrganismos (mofo, fungos, algas e bactérias) presentes na água que possam ser prejudiciais ao nosso corpo.
Além disso, a água armazenada no cobre por um período superior a 24 horas adquire todas as propriedades do cobre.
O cobre é de facto um mineral essencial, de vital importância para a saúde humana. Possui propriedades antimicrobianas, antioxidantes, antitumorais e antiinflamatórias. Também ajuda a neutralizar toxinas.
Ao contrário de outros nutrientes, o corpo não consegue sintetizar cobre, por isso é necessário obtê-lo através de outras fontes alimentares.
Frutos do mar, grãos integrais, lentilhas, nozes, chocolate, batatas, ervilhas e alguns vegetais de folhas verdes são alimentos ricos em cobre.
Beber 2 ou 3 copos de água armazenados em um recipiente de cobre por dia é outra maneira de fornecer cobre suficiente ao corpo.