O inverno está se aproximando rapidamente e se você está se perguntando se pode continuar a estender a roupa na varanda ou terraço, a resposta é sim. Mesmo que não seque rapidamente, dizemos que vale a pena e aqui está o porquê.
Pendurar a roupa do lado de fora – Fonte: spm
Por que pendurar a roupa fora no inverno?
Exceto em dias de chuva , é possível pendurar a roupa ao ar livre.
Porém, muitas pessoas preferem usar a secadora, principalmente se tiverem filhos pequenos, que precisam de 7 peças por dia. Mas como é que o secador afeta as nossas contas de energia e o ambiente?
Segundo os especialistas, se não utilizar a máquina de secar, poderá poupar 20 a 25 euros por mês.
Secador – Fonte: spm
E o meio ambiente? Os secadores seriam responsáveis por 32 milhões de toneladas de CO2 por ano, um impacto significativo.
Então o que nós podemos fazer? Quando se trata de pendurar roupas ao ar livre, três fatores entram em jogo: calor, umidade e tempo. No inverno você tem menos calor, então tem que otimizar os outros dois fatores.
Em primeiro lugar, porque precisa de mais tempo, assim que lavar a roupa é preciso pendurá-la o mais rápido possível. Lembre-se também que com a centrífuga as roupas ficam bem giradas, o que não deve ser subestimado. Evite até os dias mais cinzentos e chuvosos:
Se estiver úmido e frio lá fora, suas roupas podem secar muito lentamente ou nem secar, mas se estiver seco e frio lá fora, a situação pode ser boa.
Lavanderia limpa – Fonte: spm
Aqui estão algumas dicas para evitar o uso da secadora ou apenas como último recurso.
A primeira, que parece óbvia, é olhar a previsão do tempo, escolher os dias mais amenos e com mais vento, evitando dias com alto índice de umidade. Depois, use sempre luvas para proteger as mãos e prenda os prendedores de roupa: roupa molhada dá frio.
Pendurar a roupa no exterior tem duas vantagens principais. Em primeiro lugar, o impacto no meio ambiente será zero e, finalmente, você economizará na conta de luz.