Em que compartimento deve ser guardado o detergente líquido?

Como usar o detergente líquido de forma eficaz e onde colocar o detergente líquido para lavar roupa? A pergunta pode fazer você sorrir, mas está longe de ser trivial. Ao contrário do que você imagina, muitas pessoas (e talvez você também!) abusam dele de forma imprudente e nem sempre usam o compartimento certo. Porém, se você usá-lo com sabedoria, não só conseguirá preservar a qualidade de suas roupas, mas também prolongar a vida útil de sua máquina de lavar. Para manter a sua roupa limpa e fresca, é importante manusear corretamente o detergente líquido do aparelho. Aqui estão os erros que você não deve cometer novamente.

Com o tempo, muitas pessoas adquiriram os reflexos certos ao lavar roupa. Mas às vezes, com pressa, acabamos cometendo erros involuntários e não lavando bem as roupas. É importante estar ciente de que existem alguns cuidados a serem tomados ao manusear sua máquina de lavar. Isso nem sempre é óbvio. É fundamental ler as instruções nas etiquetas para escolher o programa certo, a temperatura certa, separar as roupas por material e cor, etc. Também é importante determinar qual o detergente adequado (pó, cápsula ou líquido) e sobretudo quanto é mais eficaz. Em qual compartimento devo colocar detergente, amaciante ou alvejante? É melhor despejá-los diretamente no cesto do eletrodoméstico? Todas essas dúvidas surgem com frequência e é preciso ter as respostas certas para evitar prejuízos. Porque o manuseio inadequado é suficiente para danificar tanto a roupa quanto a própria máquina.

Aprenda a usar melhor o detergente na máquina de lavar para evitar certos erros!

Despeje a soda cáustica

Quem disse que lavar roupa é brincadeira de criança? Se você não segue certas regras à risca e não desenvolve bons hábitos, deve sempre esperar surpresas desagradáveis. Aliás, não é por acaso que às vezes você percebe manchas brancas ou anéis teimosos nas roupas, apesar da lavagem “correta”. Sem falar naqueles odores estranhos e desagradáveis ​​que cheiram mal na roupa, bem como nas frequentes quebras da máquina de lavar. Todos esses inconvenientes decorrem do uso indevido ou abusivo de sabão em pó.

É claro que ninguém gostaria de admitir que realmente não sabe usar uma máquina de lavar. Não há nada para se envergonhar. Por si só, este dispositivo é bastante complexo e possui uma série de recursos secretos que muitas vezes não são reconhecidos pela maioria das pessoas.

A ideia é conhecer melhor a sua máquina de lavar para não cometer alguns erros fatais. Uma vez que você esteja bem esclarecido sobre todas as sutilezas do dispositivo, você estará bem versado e ele se tornará um reflexo automático. Principalmente quando se trata de um aparelho ainda novo e que você está apenas começando a manusear. E entre as coisas essenciais a considerar, é claro, está o sabão em pó. Graças a ele, sua roupa sai da máquina limpa e fresca. No entanto, deve ser usado corretamente. Por isso é importante determinar a sua posição e a quantidade certa para um ciclo de lavagem. Lembre-se que se você usar na dose certa, suas roupas ficarão perfeitamente limpas e seu carro não ficará sujo. E se não utilizar o compartimento certo, não só reduzirá a eficácia da sua roupa, mas também corre o risco de causar manchas brancas nas suas roupas.

Na maioria dos casos, o tanque de detergente das máquinas automáticas é dividido em três compartimentos. Geralmente, eles são diferenciados da seguinte forma:

  • O primeiro cesto destina-se aos produtos considerados no programa “pré-lavagem”, que é frequentemente utilizado quando a roupa está muito suja.
  • A bandeja menor é para amaciante ou amaciante.
  • O tanque maior é reservado para detergentes em pó e líquidos.

É bom saber : a pré-lavagem é uma operação fundamental que se realiza a baixa temperatura para que as manchas não grudem nos tecidos e para que não haja água suja durante a lavagem. Regra geral, para lavar roupa muito suja, recomenda-se a utilização de detergente em pó.

Onde colocar o detergente em pó na máquina de lavar?

O detergente em pó pode ser usado de duas maneiras: colocando-o na gaveta do detergente ou colocando-o diretamente no tambor da máquina de lavar em um saco de malha. Muitas pessoas preferem colocar o detergente em pó diretamente no tanque, pois ele se dissolve mais facilmente do que o detergente líquido. No lixo não se dissolve completamente e os resíduos ficam na gaveta. Enquanto estiver na banheira, terá tempo suficiente para se dissolver antes do ciclo de lavagem. Claro, por razões de segurança e para obter os melhores resultados, certifique-se sempre de seguir as instruções do rótulo.

Nosso conselho : o detergente em pó é particularmente adequado para roupas brancas muito sujas, especialmente algodão. Se comprar detergente convencional, recomendamos despejá-lo no compartimento apropriado. Por outro lado, se você tiver cápsulas pequenas, poderá inseri-las diretamente no tambor do aparelho. Na verdade, algumas pessoas preferem a eficácia destes pellets pequenos e pré-medidos para evitar desperdícios.

Onde colocar o detergente líquido na máquina de lavar?

A utilização de detergente líquido depende da sua consistência e concentração. Os fabricantes recomendam colocar o detergente líquido no mesmo compartimento do detergente em pó para lavar roupas. Observe que o detergente líquido não se destina à pré-lavagem.

Se o detergente líquido que você costuma usar for viscoso, é melhor despejá-lo diretamente na tigela da máquina de lavar depois de colocar todas as roupas. Ao colocar este detergente no cesto, lembre-se que, ao contrário daquele que é muito líquido, ele pode escoar muito lentamente.

Quanto detergente líquido você deve usar?

Quando se trata de máquinas de lavar automáticas, os especialistas geralmente recomendam o uso de detergentes que não criem muita espuma.

Normalmente, o consumo recomendado do produto está mencionado nas embalagens dos detergentes. Porém, a dosagem padrão para lavar roupas é a seguinte: 1 colher de sopa de detergente para cada 1 kg de roupa suja. Portanto, se a sua máquina de lavar tem capacidade para 5 kg, mas você a enche até a metade, 2 a 3 colheres de sopa de detergente são suficientes.

Para facilitar, você ainda pode usar um dispensador de roupa suja. Permitir-lhe-á determinar a quantidade suficiente com base no ciclo de lavagem, no nível de calcário na água e na quantidade de roupa suja. Lembramos que uma overdose de detergente é prejudicial à sua roupa, à sua máquina de lavar e ao próprio meio ambiente. Além disso, se a roupa estiver muito suja, os especialistas recomendam sempre a pré-lavagem para limitar o uso dos produtos.

Qual detergente escolher: líquido ou em pó?

Esta é a pergunta que muitas vezes surge. E as opiniões estão muito divididas: alguns têm preferências, outros não conseguem decidir. Na verdade, em termos de eficiência, os dois limpadores podem ser iguais, sabendo que apresentam tantas vantagens quanto desvantagens. Tentaremos esclarecer um pouco mais seus pontos fortes e fracos.

Se você optar pelo detergente em pó:

  • Como mencionado acima, este detergente é ideal para roupas muito sujas. O seu poder branqueador é particularmente adequado para peças brancas (ou de tons claros) que mantêm todo o seu brilho. Ele removerá quaisquer vestígios amarelados que apareçam com o tempo. Mas é melhor não usar em lençóis coloridos, pois pode desbotar as cores.
  • Este pó também é muito poderoso para remover as manchas mais complicadas (café, óleo, sangue, etc.). Também é adequado para altas temperaturas (de 60 a 90°C) e é muito eficaz em peças de algodão.
  • Pode não se dissolver bem no lixo, formando resíduos e causando manchas brancas na roupa.
  • Ecológico e sem conservantes, o sabão em pó é perfeito para peles sensíveis. Além disso, este detergente é mais barato que o detergente líquido.

Se você optar por detergente líquido:

  • Muito eficaz a baixas temperaturas, é perfeitamente adequado para tecidos delicados e sintéticos. É o detergente mais adequado para roupa colorida.
  • Este detergente se dissolve facilmente e não causa manchas brancas nas roupas.
  • Deve-se notar, entretanto, que contém fragrâncias e conservantes.
  • Também pode obstruir os dutos e provocar maus odores.

Em todo o caso, os especialistas insistem num ponto importante: o formato não tem muito impacto, é sobretudo a overdose que muitas vezes é o problema. O excesso de detergente, seja em pó ou líquido, é o responsável direto por entupir o aparelho e danificar as roupas. Portanto, tome cuidado para não exagerar!