Esqueça o incenso, faça um bastão de fumigação com as plantas do seu jardim!

Esqueça o incenso, o palo santo e outras plantas sagradas de longe: em vez disso, faça o seu próprio fumigador em casa com plantas do seu jardim!

O incenso   e outras plantas vendidas comercialmente na forma de   bastões de fumigação   geralmente vêm de (muito) longe. Devido ao  recente entusiasmo do Ocidente pela meditação, relaxamento ou mesmo ioga  , estas essências são amplamente importadas, privando por vezes as culturas que iniciam estes ritos das suas   plantas   sagradas  .

Mas os   jardins e espaços verdes   das nossas regiões são ricos em plantas autóctones que permitem a mesma utilização, aliando   virtudes purificadoras e benéficas   comprovadas pela ciência  . Por que diabos você iria procurar tão longe? Vamos redescobrir os benefícios de fumar as nossas plantas ocidentais! Aqui está um tutorial simples para   fazer seu próprio bastão de fumigação em casa  .

O caso de Palo Santo

Tal como o incenso, extraído de uma árvore nativa da Índia, África ou Médio Oriente,   o Palo   santo é obtido a partir de um  arbusto sagrado   da América do Sul, particularmente apreciado pelos povos amazónicos. Diante do   movimento Zen que está conquistando o Ocidente  , os gurus do marketing estão bem informados: a fumaça do Palo Santo tem muitas virtudes sagradas. E agora o pequeno feixe de madeira junta-se às prateleiras das   lojas orgânicas  , das aulas de ioga e de outros locais propícios à nova zenitude.

O que há menos rumores é que esta nova moda consumista impõe um preço elevado ao planeta e às   populações   indígenas  . Confrontados com saques massivos e preços crescentes de Palo Santo, a maioria dos amazónicos é forçada a abandonar os seus   rituais   tradicionais  . A Mãe Natureza, entretanto, é mais uma vez duramente atingida…

Plantas locais particularmente adequadas para fumigação

Não adianta saquear os recursos dos povos indígenas quando temos tesouros de purificação sob nossos pés! Tomilho, sálvia, lavanda ou helichrysum  , muitas das plantas dos nossos jardins são adequadas para queimar. Aqui estão alguns, cada um com suas próprias virtudes:

  • Lavanda (propriedades calmantes e purificantes, alivia tensões  ,   protege e liberta emoções)
  • Sálvia (virtudes purificadoras e purificadoras  
  • Alecrim (purifica  ,   elimina energias negativas)
  • Immortelle (  virtudes  anti-sépticas e purificadoras  )
  • Tomilho (propriedades purificantes, anti-sépticas e descongestionantes  )
  • Melissa (virtudes purificadoras  
  • Louro (promove o sono, afasta as traças, melhora o humor e reduz o estresse)  

Um tutorial muito simples para fazer uma fumigação local e desperdício zero

Um bastão de fumigação é um pequeno  c 

O caso do Palo santo
Assim como o incenso, extraído de uma árvore nativa da Índia, da África ou do Oriente Médio, o Palo santo é obtido de um arbusto sagrado da América do Sul, particularmente apreciado pelos povos amazônicos. Diante do movimento Zen que está conquistando o Ocidente, os gurus do marketing estão bem informados: a fumaça do Palo Santo tem muitas virtudes sagradas. E agora o pequeno feixe de madeira junta-se às prateleiras das lojas de produtos naturais, das aulas de ioga e de outros locais que promovem uma nova zenitude.

O que há menos rumores é que este novo capricho consumista está a ter um forte impacto no planeta e nas populações indígenas. Confrontados com saques massivos e preços exorbitantes em Palo Santo, a maioria dos amazónicos é forçada a abandonar os seus rituais tradicionais. A Mãe Natureza, entretanto, é mais uma vez duramente atingida…

Plantas locais particularmente adequadas para fumigação
Não há necessidade de saquear os recursos das populações indígenas quando temos os tesouros da purificação sob os nossos pés! Tomilho, sálvia, lavanda ou helichrysum, muitas das plantas dos nossos jardins são adequadas para queimar. Aqui estão alguns, cada um com suas próprias virtudes:

Lavanda (virtudes calmantes e purificantes, elimina tensões, protege e liberta emoções)
Sálvia (virtudes purificadoras e purificantes)
Alecrim (purifica, elimina energias negativas)
Helichrysum (virtudes anti-sépticas e purificantes)
Tomilho (virtudes purificantes, anti-sépticas e descongestionantes)
Melissa (propriedades purificantes) )
Louro (promove o sono, afasta as traças, melhora o humor e reduz o estresse).
bastão de fumigação para plantas de incenso natural local
©Margaux Blanc/Planète Zéro Déchet
Um tutorial muito simples para fazer um bastão de fumigação local e sem resíduos
Um bastão de fumigação é um pequeno feixe de plantas secas que devem ser queimadas para purificar um ambiente e aproveitar todas as suas virtudes. Este bastão vegetal também pode acompanhar sessões de meditação ou ioga, ou simplesmente servir como decoração natural.

Material a fornecer:
Um fio de algodão, linho ou cânhamo natural
Vários ramos de plantas adequados para fumigação (ver parágrafo anterior)
Passos de produção:
1/ Recolha as plantas do seu jardim (ou silvestres) evitando o período de orvalho.

2/ Secar as plantas colhidas de cabeça para baixo durante 2 semanas. Você também pode decidir deixar o bastão de fumigação secar depois de prepará-lo, você decide!

3/ Faça um pequeno feixe com os ramos das suas plantas, para que caiba facilmente na sua mão. Não hesite em variar as plantas e cores. Componha o seu buquê de acordo com o uso que deseja fazer dele!

4/ Utilizando a sua corda natural, junte os ramos dando várias voltas da base para cima. Finalize com um nó para amarrar bem o feixe. Aí está, seu bastão de fumigação caseiro está pronto!

bastão de fumigação caseiro DIY
©Margaux Blanc/Planète Zéro Déchet
Uso:
Para usar o bastão de fumigação, acenda a base com uma acendalha ou vela. Deixe a chama queimar por alguns segundos e depois sopre para apagá-la. Coloque o seu palito em um copo adequado e aproveite a fumaça que sai dele.

Lembre-se de ventilar bem seus ambientes durante e após a operação.

incenso bastão flores fumigação meditação

 queime   para purificar um ambiente e se beneficiar de todas as suas virtudes. Este bastão vegetal também pode ser utilizado para acompanhar   sessões de meditação ou ioga  , ou simplesmente para servir de   decoração   natural  .

Equipamento a ser fornecido:

  • Um fio natural   de algodão  ,   linho   ou   cânhamo
  • Vários ramos de   plantas   adequados para fumigação (ver parágrafo anterior)

Fases de produção:

1/ Colete plantas do seu jardim (ou silvestres) evitando o período de orvalho.

2/ Secar as plantas colhidas de cabeça para baixo durante 2 semanas. Você também pode decidir deixar o bastão de fumigação secar depois de prepará-lo, você decide!

3/ Faça um pequeno feixe com os ramos das suas plantas, para que caiba facilmente na sua mão. Não hesite em variar as plantas e cores. Componha o seu buquê de acordo com o uso que deseja fazer dele!

4/ Utilizando a sua corda natural, junte os ramos dando várias voltas da base para cima. Finalize com um nó para amarrar bem o feixe. Aí está, seu bastão de fumigação caseiro está pronto!