O benefício de ter um limoeiro em casa baseia-se tanto no interesse estético, mas também na sua capacidade de produzir frutos durante todo o ano. Se a poda certamente lhe permitirá desenvolver-se bem e produzir bons frutos, a enxertia, posso confirmar, muitas vezes revela-se uma escolha interessante. Na verdade, isso permitirá que o limoeiro se multiplique da mesma forma, melhorando assim a sua resistência ao frio, às doenças e aos parasitas. Como enxertar um limoeiro? Siga o Mestre !
Como enxertar um limoeiro para obter limões?
O limoeiro é um arbusto muito produtivo mas infelizmente pode sofrer com as condições climáticas, ataques de parasitas ou diversas doenças. A enxertia pode ser uma boa alternativa para evitar esses inconvenientes. O limoeiro é enxertado em uma fruta cítrica. Dependendo do solo e do clima, aqui estão as opções disponíveis para você:
Citrange Carrizo para solos moderadamente húmidos e ligeiramente calcários. É um arbusto vigoroso, de presa rápida e de alta produção. Além disso, resiste até -10°C. Este porta-enxerto é resistente à gomose parasitária.
Citrus Volkameriana para solos drenantes, ideal em solos áridos e calcários, mas deve ser evitado em solos pesados e asfixiantes. Resiste até -7°C. Também é resistente à gomose parasitária.
Citrus macrophylla é muito vigorosa. É ideal para solos muito calcários e muito secos. Por outro lado, sua resistência é baixa. Este porta-enxerto é tolerante à gomose parasitária.
Poncirus trifoliata não é muito vigoroso. Ideal para solos pesados, úmidos, asfixiantes ou ácidos. No entanto, teme solos áridos e calcários. Resiste até -20°C. Este porta-enxerto é resistente à gomose parasitária e tolerante aos nematóides.
Laranjeira amarga que se adapta a diversos tipos de solos, principalmente calcários, mas deve ser evitada em solos pesados e asfixiantes. Tenha cuidado, isso é de baixa resistência. Este porta-enxerto tradicional é menos utilizado atualmente porque é sensível a doenças secas e nematóides.