Você sabia que suas plantas verdes, além de decorarem seu interior, ajudam a limpar o ar ambiente que é até 100 vezes mais poluído que o ar externo? Veja como escolher e cuidar deles. NOTA: Estamos fazendo aqui uma correção no artigo “Por que é fundamental ter um cacto no quarto?” » cujas informações não eram confiáveis.
É sabido: o ar de uma casa pode conter partículas poluentes prejudiciais à saúde, provocando tosses e enxaquecas recorrentes ou mesmo irritação das vias respiratórias. Esses compostos orgânicos voláteis (monóxido de carbono, benzeno, formaldeído, xileno, tolueno, etc.) emanam da fumaça de cigarro, móveis de aglomerado, tintas, colas, isolamentos, papel de parede, cortinas, tapetes, mas também de produtos domésticos (amônia), tintas, ar ambientadores, velas perfumadas, inseticidas, etc.
As plantas verdes espalhadas pela casa ajudam no combate a esses poluentes desde que aliadas a ações simples realizadas no dia a dia (veja nosso box). “Porque embora a NASA tenha destacado as propriedades descontaminantes das plantas, o seu efeito não foi comprovado cientificamente em situação real”, sublinha Geneviève Chaudet, paisagista de interiores.
Leia também: Regue os nopales de Natal com este preparo caseiro e admire o resultado. Todos vão querer saber o seu segredo.
Por que uma planta descontamina?
As plantas verdes têm propriedades interessantes para absorver materiais poluentes voláteis (depois retidos pelas folhas), mas também para melhorar a qualidade do ar através da libertação de oxigénio. “Isso é o que chamamos de fotossíntese”, explica Geneviève Chaudet. Ao contrário dos humanos (que absorvem oxigénio e libertam dióxido de carbono), uma planta, com a ajuda da luz e da clorofila, absorve dióxido de carbono, retém carbono para construir os seus tecidos e liberta dióxido de carbono. Esta não é uma solução milagrosa, alerta o nosso especialista, porque seriam necessárias muitas plantas numa casa para que isto fosse significativo. Mas realmente ajuda a melhorar a qualidade do ar. »
Como armazená-los?
“O melhor é observar a planta”, aconselha o paisagista. Se a planta de casa vegeta é porque falta luz. Neste caso, não hesite em aproximá-lo das janelas. Para saber a quantidade de água adequada para você, lembre-se de tocar no substrato. Aplicar muita água ou com muita regularidade pode causar o apodrecimento do sistema radicular da planta. Por outro lado, não fornecer água suficiente a uma planta que dela necessita pode fazer com que ela morra de sede. »
Dracaena fragrans, para móveis de madeira
Ideal em ambientes com móveis de aglomerado, Dracaena fragrans tem o poder de absorver formaldeído (substância com efeitos irritantes) e xilenos (provenientes do petróleo, utilizados principalmente como solventes em vernizes e tintas). Também chamado de dragoeiro perfumado, suas folhas são listradas de verde com bege. Escolha um local temperado, não muito quente, banhado por luz moderada.
A palmeira de bambu ou o syngonium produzirão efeitos semelhantes.
Antúrio, para produtos de limpeza
Coloque o antúrio nos ambientes onde você guarda seus produtos domésticos, principalmente aqueles que contenham amônia, solventes, benzenos, xilenos ou estirenos. Esta planta, muito resistente dentro de casa, é acima de tudo muito fácil de manter. Ideal na cozinha ou no banheiro, exponha-o diretamente à luz forte.
Os mesmos efeitos são observados com samambaia, pothos, palmeira rapis, hera, ficus e azaléia.
samambaia absorve umidade
A samambaia precisa de muita umidade e ficará feliz no seu banheiro, cozinha ou pátio porque pode absorver toda a umidade que necessita. Gosta de luz forte, mas não direta, e de temperaturas entre 10 e 20°C. Certifique-se de que seu solo permaneça úmido.
Os efeitos são semelhantes com pothos, gérberas, orquídeas, spa-thiphylum e cactos.
Leia também: Isto é o que acontece quando um cacto cresce em sua casa
As ações certas para limpar ainda mais
Recomenda-se ventilar os ambientes durante 10 minutos todas as manhãs, fumar no exterior, utilizar preferencialmente produtos e materiais de limpeza ecológicos (especificados nos rótulos e embalagens), nomeadamente tintas sem solventes. Mas também para reduzir o consumo de sacos de plástico (e mantê-los na garagem), para não sobreaquecer os quartos e verificar o sistema de ar condicionado.
Leia também: Por que colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio nas plantas? Um truque poderoso que resolve 5 grandes problemas