As plantas aromáticas são apreciadas pelas suas virtudes culinárias e medicinais. Eles também são úteis no jardim ou no pomar. E por boas razões, eles podem repelir parasitas e danos. Como todas as plantas, as ervas precisam de poda regular para promover um crescimento saudável. Dito isto, conheça as ervas aromáticas que devem ser podadas em outubro.
No mês de outubro podem ser realizadas diversas tarefas na horta ou na horta, de forma a preparar as plantas para receberem as primeiras geadas do inverno, ou para entrarem em período de dormência. Além das plantas com flores ou vegetais, as plantas aromáticas também requerem atenção especial.
Quais ervas aromáticas devem ser podadas em outubro?
A poda de outono diz respeito às plantas aromáticas perenes e ocorre após a colheita , no final do verão, quando as flores secam e as ervas perdem a sua forma harmoniosa devido às sucessivas colheitas. Tem como objetivo preparar plantas aromáticas para o inverno e seu período de latência.
Leia também: Não jogue fora as cascas dos ovos: plante-as no jardim, elas fazem maravilhas
Para plantas perenes aromáticas com folhagem perene, é aconselhável remover os caules das flores secas. Esta poda de outono deve ser leve, especialmente para ervas resistentes à geada, ou seja, sensíveis à geada, como o capim-limão de Madagascar ou a verbena perfumada. Essas plantas precisam de folhagem para sobreviver bem ao inverno. A poda severa só pode ser feita no final da geada, pois corre o risco de enfraquecer as plantas.
Para plantas aromáticas com folhagem caduca, é aconselhável cortá-las, ou seja, podá-las bem curtas, rente ao solo. Isto limpa a base das plantas, incluindo doenças, e promove um novo crescimento. Aqui estão alguns exemplos de plantas aromáticas para podar em outubro:
- Podar hortelã no outono
A hortelã é uma planta aromática com folhagem muito perfumada. Você pode podar a hortelã ao longo do ano, mas é recomendável fazê-lo principalmente em dois períodos. Em junho e no outono. Ao podar a base da sua planta, você a fortalecerá e estimulará o crescimento vigoroso de novos brotos. A poda também ajuda a evitar o crescimento excessivo da hortelã, especialmente quando se torna muito invasiva.
- podar alecrim em outubro
Ideal para temperar pratos, como carnes grelhadas, o alecrim necessita de podas de manutenção. Isso pode ser feito por duas temporadas. Após a floração, ou seja, entre março e abril, e no outono, mais precisamente em outubro ou novembro. Lembre-se de que se você não cuidar do alecrim regularmente, ele poderá perder sua forma estética distinta. Nesse caso, pegue mudas para propagar o alecrim e substitua-as. Basta cortar as pontas da sua erva entre agosto e outubro, com aproximadamente 15 cm de comprimento, e plantá-las no solo.
Leia também: Porque deve evitar transportar combustível nas estações de serviço das autoestradas?
- podar orégano no outono
O orégano é uma planta aromática muito utilizada na culinária. É uma das plantas utilizadas na composição das Ervas da Provença. Orégano é fácil de cuidar. Deve ser podado duas vezes. Uma poda no início do outono para eliminar os caules secos e outra no outono. O objetivo desta operação é incentivar um novo crescimento.
Dito isto, é importante podar as plantas perenes aromáticas no outono. Esta poda de manutenção permite prepará-los para o descanso frio e vegetativo.
Leia também: Por que o posto cobra um valor maior que o real?