A ventilação do seu espaço continua a ser um elemento importante a ter em conta, mesmo durante o outono e o inverno. Infelizmente, muitos de nós optamos ou esquecemos de não abrir as janelas por medo de esfriar. Além disso, aqueles que ventilam os seus apartamentos durante as estações frias fazem-no muitas vezes de forma ineficiente, arriscando contas de aquecimento excessivas.
Veja como ventilar seu interior de maneira ideal e eficiente, sem prejudicar sua energia!
Por que você precisa ventilar sua casa no inverno?
A ventilação do apartamento renovará o ar
A ventilação regular do apartamento permite-nos “reciclar” o ar da casa. Graças a isso, não só garantimos uma boa circulação, mas também proteção contra as doenças do inverno.
A falta de ar fresco tem um efeito negativo sobre nós: deteriora a qualidade do nosso sono, enfraquece a nossa concentração, causa dores de cabeça e faz-nos sentir mal. Como mostram as pesquisas, todos os dias, a cada hora, devemos fornecer ao corpo cerca de 30 metros cúbicos de ar fresco – esta é a dose ideal para o corpo. É muito importante ventilar o apartamento mesmo quando está frio.
Ventilar o apartamento também significa que bactérias e vírus têm condições mais difíceis de crescer dentro de nós. Podemos trazê-los conosco sempre que voltarmos para casa – infelizmente esquecemos de lavar as mãos e deixamos esses hóspedes indesejados em nossas casas. Também transferimos germes para roupas ou sapatos. Em uma sala aquecida no inverno, é muito fácil multiplicar bactérias ou vírus e contrair uma doença sazonal quando a imunidade está enfraquecida.
Ao arejar o apartamento, também eliminamos regularmente vários produtos químicos que podem ter um impacto negativo na nossa saúde a longo prazo.
A ventilação do apartamento evitará, entre outras coisas, o crescimento de mofo e fungos
A umidade está em toda parte e vem de atividades diárias normais, como cozinhar, tomar banho quente, secar roupas e respirar! No entanto, pode ser combatido de outra forma, em primeiro lugar arejando regularmente o apartamento.
Por que há muita umidade no apartamento em risco? Em primeiro lugar, danifica os nossos revestimentos (paredes, tectos, pavimentos): papéis de parede, móveis ou tapetes numa divisão com demasiada humidade desgastam-se rapidamente. O apartamento também pode começar a cheirar desagradavelmente úmido.
A umidade no apartamento também leva ao crescimento de mofo e fungos, prejudiciais à saúde. Os fungos causam doenças dos sistemas respiratório e nervoso, bem como da pele, e contribuem para o desenvolvimento de alergias. A ventilação do apartamento é fundamental para evitar que isso aconteça.
Como ventilar seu apartamento no inverno?
Muitas pessoas temem que ventilar as suas casas no inverno aumente as suas contas de aquecimento.
A ventilação do apartamento deve ser franca, mas curta. Um erro comum é inclinar as janelas ou deixá-las abertas por muitas horas com os radiadores ligados ao mesmo tempo. Em vez disso, primeiro, alguns minutos antes da transmissão, desligue os radiadores para que seus termostatos não reajam à temperatura externa.
Em vez de abrir as janelas, abra-as totalmente por alguns minutos. Será muito mais eficiente. É melhor ventilar vários ambientes ao mesmo tempo, abrindo as portas para a comunicação do ar.
Por isso lembre-se que é importante ventilar regularmente o seu apartamento, mesmo quando está muito frio.