As bactérias são frequentemente a causa de odores de mofo e mofo na roupa. Eles se instalam e proliferam em roupas ainda úmidas. Na maioria das vezes, isso acontece quando eles ficam molhados e deixados na máquina de lavar ou quando os hábitos de secagem não são adequados. Damos-lhe um método que permite prevenir o seu aparecimento.
Não há nada mais irritante do que usar roupas que cheiram mal depois de lavadas. Se isso acontece com você com frequência, a primeira coisa a fazer é verificar sua máquina de lavar . Muitas vezes, isso é responsável pelo desenvolvimento de mofo no linho. Além disso, os odores persistentes revelam muitas vezes hábitos inadequados de lavagem ou secagem.
Por que a roupa cheira a mofo?
Além do tambor da máquina, que pode proporcionar um ambiente quente e úmido para bactérias, outros fatores são responsáveis pelo aparecimento de maus odores em roupas limpas. Como regra geral, roupas que demoram mais para secar podem exalar odores desagradáveis. Da mesma forma, a roupa deixada na máquina por muito tempo pode ter cheiro de mofo. Na verdade, a umidade persistente nos tecidos oferece às bactérias e ao mofo um terreno fértil ideal. Além disso, o uso excessivo de amaciante também pode ser a causa do aparecimento de maus odores na roupa, o que é paradoxal. Na verdade, em vez de deixar um aroma agradável nas roupas lavadas, muito desse produto cria o efeito contrário ao ficar grudado na fibra dos tecidos.
Como evitar que os maus odores se instalem na roupa?
Todos nós temos nossa própria maneira de secar roupas. Além da secadora, que é uma solução cara e pouco acessível, você pode adotar outras soluções engenhosas para encontrar roupas frescas e secas. Aqui está um exemplo.
A técnica mais comum para secar roupas é usar um escorredor em um ambiente arejado para permitir que o ar circule pelas roupas. Também deve ser assegurado que eles estejam devidamente suspensos. Para isso, evite sobrecarregar o escorredor, deixando espaço suficiente entre cada peça de roupa. Uma área espaçosa deve ser reservada especialmente para itens pesados, como toalhas e suéteres. Além disso, secar a roupa não deve demorar mais do que um dia. Para agilizar o tempo de secagem, não hesite em virar a roupa do avesso e usar um ventilador próximo ao escorredor para que a roupa seque mais rápido.
Dicas para eliminar rapidamente odores de mofo da roupa
Como você deve ter entendido, uma das opções mais recomendadas para evitar o aparecimento de maus odores nos tecidos é arejá-los. Outras dicas complementares podem ser adotadas para eliminar odores persistentes.
- Polvilhe sua roupa com bicarbonato de sódio
Se notar um odor persistente em suas roupas, polvilhe-as com bicarbonato de sódio e deixe agir por uma hora. Este produto é perfeito para neutralizar maus odores em tecidos. Após esse tempo, agite a roupa para retirar os resíduos do produto.
- Coloque os itens de lavanderia no freezer
Por fim, o último truque para eliminar o cheiro de mofo nos tecidos é colocar a roupa em um saco hermético no freezer e deixá-la descansar por cerca de uma hora. Em seguida, retire-o e pendure-o no ar. O frio matará assim as bactérias responsáveis pelos odores no tecido.