O ferro, principalmente se for usado com frequência, deve ser limpo periodicamente, pois corre o risco de sujar as peças que passa devido ao acúmulo de sujeira e calcário.
Para limpar o ferro, há quem utilize produtos adequados que podem ser adquiridos no supermercado ou em lojas de cuidados com a casa e higiene.
E há também quem prepare soluções do tipo “faça você mesmo” que resolvem muitos problemas em poucos minutos.
Limpe o tanque de ferro para remover calcário
Uma dessas soluções é composta por água e ácido cítrico. Misture a água com o ácido cítrico em uma xícara e despeje o preparado diretamente no compartimento reservado para a água, dentro do ferro. Em seguida, o vapor é acionado e liberada a água, que é coletada em uma bacia.
Desta forma poderá perceber toda a sujidade que se deposita no interior do ferro cada vez que o utiliza. Agora que o interior está limpo, passamos a limpar o exterior ou a chapa de aço que esfregamos nas roupas para passá-las.
Como limpar a placa externa do ferro
A limpeza da parte externa do ferro pode ser feita de forma simples e rápida, sem gastar sabe-se lá quanto dinheiro. Para limpar a base do ferro, pegue numa pastilha como as utilizadas nas máquinas de lavar loiça e esfregue-a directamente na zona a tratar, insistindo para que a sujidade seja removida gradualmente sem problemas e esforço.

Pode ser usado tanto seco quanto úmido , no segundo caso basta molhar em pouquíssima água sem deixar absorver muito, caso contrário ele se dissolverá e os resultados serão incríveis. Terminado o processo, seque o ferro com um pano de microfibra bem torcido. Aqui estará como novo, recém adquirido.
A melhor água para usar no vapor
O principal problema da sujidade que se deposita no ferro é a água que, se deixada no interior da caldeira, estagna e com o tempo pode até causar problemas nos componentes ou no funcionamento do próprio aparelho.

O problema é que sem água o ferro não funciona bem, então a escolha não é entre usar água ou desistir, mas entre usar água da torneira ou água destilada. Para poupar dinheiro, muitos utilizam água da torneira, que na verdade é a pior, especialmente em cidades com um nível muito elevado de calcário.
Embora possa ser prático abrir a torneira, recolher água e usar o ferro gratuitamente, é melhor evitá-lo porque corre o risco de ter que comprar um novo sem motivo válido.
Dicas para usar o ferro, como preservá-lo e garantir que dure anos
A água desmineralizada comprada em supermercados ou em qualquer outra loja doméstica é mais segura . É água destilada que é vendida em lata, que não custa muito. Existe o simples e também o perfumado. Infelizmente, porém, também é difícil levar para casa porque é pesado, principalmente se você comprar latas grandes, se estiver sozinho e também fizer as compras ao mesmo tempo.
A solução poderia passar por utilizar água de aparelhos de ar condicionado ou desumidificadores, que é recolhida numa bacia e utilizada quando necessário para engomar. Cada vez que você liga o aquecimento ou o ar condicionado frio, forma-se muita água que pode ser útil ao longo dos dias principalmente para quem sempre tem muitas peças para passar.
Para conservar o ferro, sempre que terminar de usá-lo, recomendamos eliminar a água residual e secar o recipiente para evitar a estagnação da água.
Por último, se utiliza o ferro com frequência, é melhor proceder à limpeza cuidadosa tanto do depósito como do exterior e, portanto, da base. Neste caso é preferível utilizar a pastilha para máquina de lavar louça pelo menos uma vez por semana, principalmente antes de começar a passar uma camisa ou peça de roupa branca onde seja evidente a menor mancha. O comprimido, se não for totalmente consumido, pode ser reutilizado em poucos dias.