A orquídea se tornou uma planta que está muito na moda em nossas casas. Vamos ver como cuidar de suas folhas.
Por ser uma planta de origem tropical, a orquídea nem sempre consegue crescer bem sem conhecer as dicas certas.
Orquídea – uma planta da moda
Cada vez mais, a planta da orquídea é o presente preferido para diversas ocasiões. A razão é que nossas casas estão repletas dessas plantas exóticas e lindas, mas muitas vezes não conseguimos cuidar delas . As orquídeas, embora não precisem de muita água, precisam de cuidados para crescerem saudáveis.
Sua saúde pode ser reconhecida, principalmente, pelo aspecto das folhas da orquídea , que devem ser brilhantes, lindamente verdes claras e carnudas.
Como obter folhas fortes e saudáveis
Para ficarem saudáveis e fortes, as folhas da orquídea devem ser limpas em determinados intervalos. Na verdade, como em todas as superfícies, também podem formar-se espessas camadas de poeira nas suas folhas . Se a poeira permanecer por muito tempo na folha da orquídea, pode levar ao desenvolvimento de doenças, inclusive aquelas que não são visíveis a olho nu, mas podem até atrair piolhos. A praga mais comum das orquídeas continua sendo a cochonilha. Doenças e pragas podem fazer com que a planta morra rapidamente sem motivo aparente.
Para limpar as folhas da sua orquídea de forma rápida e eficaz, existe um método simples: use lenços umedecidos , que servem para trocar as fraldas dos recém-nascidos. Certifique-se de comprá-los com o mínimo possível de produtos químicos, fragrâncias e muito mais. Toalhetes desinfetantes usados para limpar áreas do banheiro, por exemplo, não são recomendados porque além de serem muito perfumados, podem ser muito ricos em agentes químicos.
Com o uso dos panos, não só o pó das folhas desaparece, mas também ficam imediatamente mais brilhantes . Alternativamente, você pode usar uma solução de água, algumas gotas de limão e um pouco de óleo hidratante, por exemplo óleo de amêndoa. Esta solução deve ser aplicada nas folhas com um pano.
Para se manterem saudáveis, as folhas devem ser espanadas e limpas pelo menos uma vez a cada duas semanas, na parte superior e inferior .
Outra dica importante para garantir que as folhas estejam fartas, verdes e carnudas, além da limpeza, é que recebam bastante luz durante a maior parte do dia, não necessariamente uma luz direta, mas sim indireta, de preferência protegida por uma cortina. Ao contrário do que você imagina, as orquídeas obtêm a maior parte da luz das folhas e não das raízes. Tenha cuidado, no entanto. A luz solar direta, especialmente o sol de verão, pode fazer com que as folhas fiquem amareladas. A temperatura ideal, na verdade, está entre 18 e 29 graus.