O forno é um dos aparelhos mais utilizados no mundo e que todos temos em casa e por isso usamos frequentemente para preparar primeiros e segundos pratos mas também sobremesas fantásticas.
Não se pode negar que antes da crise algumas famílias usavam mais do que agora, porque agora todos têm medo dos custos nas suas contas, por isso tentam reduzir o seu uso ao mínimo.
Depois há quem utilize o forno todos os dias tal como faz com a máquina de lavar, a máquina de secar e o aspirador, afinal se forem necessários e os tiver à disposição em casa, evitar utilizá-los não faz sentido.
Como economizar ligando o forno e outros eletrodomésticos da sua casa
Quando todos ligam juntos, você corre o risco de perder energia e também de consumir muita eletricidade. Ninguém pensa nisso, todos ligam vários aparelhos juntos até ficarem no escuro, mas chegar a este ponto é errado também porque corre o risco de danificá-los com interrupções repentinas de energia elétrica e assim por diante.
Por isso é preciso ter cuidado ao utilizá-lo, para economizar dinheiro e evitar muitos transtornos. Por exemplo, basta verificar o seu contrato de eletricidade para descobrir que existem horários que permitem ligar qualquer eletrodoméstico enquanto economiza dinheiro.
A primeira coisa a fazer é uma boa distinção entre os produtos. Por exemplo, não podemos ignorar que existem no mercado vários tipos de fornos para escolher de acordo com o seu gosto e prazer.
Por exemplo, existe o elétrico, seguido do gás classe A ou classe B. Obviamente cada um tem níveis de consumo diferentes, conhecê-los é importante para economizar o máximo possível. Com a classe A, por exemplo, você economiza muito, enquanto com a classe G a ignição única custa o dobro, senão o triplo.
Economize ligando o forno durante as férias
Poucas pessoas sabem, mas durante as férias os custos de energia caem, por isso torna-se muito mais cómodo utilizar um forno eléctrico do que um a gás porque consome muito menos.

Qualquer pessoa utiliza-o principalmente no Natal e no Ano Novo para preparar pratos delicados que não engordam e sobretudo que não fazem mal à saúde. Engana-se quem pensa no consumo de energia e opta por evitar ligar o eletrodoméstico.
A única coisa que você deve fazer é aprender a usar o forno e tudo que for elétrico. Portanto, se você quer economizar no uso do forno e não quer abrir mão dele, basta ligá-lo em determinados horários pré-definidos em que a eletricidade custa muito pouco ou até é gratuita.
Forno ventilado ou forno estático, essa é a diferença
Quem tem forno ventilado pode sempre utilizar este modo para cozinhar qualquer tipo de alimento porque permite economizar muito, simplesmente porque distribui a temperatura no interior de maneira uniforme.
Isto é diferente do forno estático que, em vez disso, liberta calor apenas em certas partes do aparelho e, portanto, concentra-se em cobrir a parte superior ou inferior. No entanto, por vezes não é certo que o resultado e, portanto, a cozedura sejam aceitáveis. Por exemplo, acontece que o prato está cru por dentro e queimado por fora.

Comparado ao forno estático, o forno ventilado permite economizar 30%. Além disso, para economizar dinheiro você também pode optar por cozinhar dois alimentos ao mesmo tempo, principalmente se o forno for grande. Neste caso certamente não é conveniente ligá-lo para cozinhar apenas um prato.
Cozinha inteligente, é isso que é e do que estamos falando
Porém, se o forno for pequeno e não houver mais prateleiras, é aconselhável otimizar os tempos. O que isso significa? Aqui está a explicação. Nos primeiros vinte minutos de ligação, ou seja, nos minutos que demora a atingir a temperatura desejada, o forno consome realmente muita energia eléctrica.

Então, uma vez atingida a temperatura desejada e definida, por exemplo 180 graus, o consumo torna-se mínimo, se não eliminado. Consequentemente, sem nunca desligá-lo e sem deixar a temperatura baixar, pode utilizar o aparelho para cozinhar outros pratos desde a primeira ligação.
Existem remédios e você não precisa necessariamente abrir mão de algo, seja em casa ou fora de casa. Astúcia, inteligência e informação são a base de tudo.