Em todos os automóveis, mesmo aqueles sem ar condicionado, existe um botão no habitáculo do automóvel que permite aquecer o veículo mais rapidamente. Este é um recurso frequentemente útil ao dirigir um carro em climas frios.
Circuito fechado, como funciona?
O botão ou controle deslizante para ativar o circuito de recirculação geralmente está localizado próximo ao botão de fluxo de ar do carro. Assim como alguns botões secretos, nem sempre sabemos para que servem. Esse recurso é muito útil, principalmente nesta época do ano. Quando ativadas, abas especiais nos dutos de ventilação fecham para limitar o fluxo de ar externo para dentro do carro. O ventilador aproveita então o ar presente no carro e, dependendo da temperatura selecionada, pode aquecê-lo ou resfriá-lo. Portanto, o ar externo não se mistura com o ar que circula no interior do veículo.
Recomenda-se usar circuito fechado quando um carro fuma na sua frente ou quando você está preso em um engarrafamento, por exemplo. Também evita que maus odores externos entrem no carro. No outono e no inverno, o circuito fechado é especialmente útil para aquecer rapidamente o carro nas manhãs geladas. No entanto, deve ser lembrado que a recirculação só deve ser utilizada por um período limitado.
Circuito fechado, quais são os seus limites?
Mudar para o modo de circuito aberto evita o embaçamento dos vidros ou o acúmulo de gotas de água. Dirigir em modo de recirculação e falta de ar fresco pode levar ao acúmulo de umidade exalada pelos passageiros. Além de embaçar os vidros, tornará o ambiente dentro do carro sufocante.
Mais 3 dicas para aquecer seu carro com rapidez e segurança
Aqui estão algumas outras dicas para aquecer o carro na estação fria e desfrutar de uma viagem agradável e segura.
- Remova a neve e o gelo do seu veículo
Se você estacionou seu veículo na rua durante a noite, ele pode estar coberto de neve ou gelo quando você o pegar. A primeira coisa a fazer é retirar o gelo das janelas para garantir a visibilidade.
Neste caso específico, os limpadores de para-brisa não serão suficientes. Também não recomendamos o uso de água quente ou sal. Mesmo sendo um pouco volumoso, é melhor usar uma espátula de plástico ou papel velho se não tiver uma espátula.
- Direcione o ar quente para os pés e para o para-brisa
Desta forma evitaremos o embaciamento dos vidros dianteiros do automóvel e garantiremos uma condução mais segura. Ao direcionar o ar para os pés, aqueceremos uma parte fundamental do nosso corpo para regular a temperatura corporal. Além disso, são essenciais para dirigir.
- Defina a temperatura para aproximadamente 19 graus
Embora inicialmente seja possível ajustar o aquecimento para uma temperatura um pouco mais alta para combater o frio, não é aconselhável exagerar no calor do interior do veículo, pois isso favorece a sonolência. Como usamos roupas de inverno, uma temperatura em torno de 19 graus será suficiente para uma condução confortável.