A película aderente é uma necessidade absoluta na cozinha. De facto, é particularmente útil para guardar alimentos no frigorífico, embalá-los ou congelá-los. Prático e versátil, também pode ser utilizado para outras finalidades em casa. Único problema: às vezes gruda nas mãos, estica para o lado errado ou rasga durante o manuseio. Porém, existe uma maneira de evitar esses inconvenientes. Descubra rapidamente esta solução inteligente.
O que é filme plástico?
O filme plástico é um filme plástico fino com alto poder isolante. Geralmente é feito de cloreto de polivinilideno (PVC) ou polietileno, materiais que tendem a atrair eletricidade estática, por isso aderem tão facilmente a si mesmos e a outras superfícies.
A vantagem do filme transparente é que não deixa passar o ar e por isso evita a oxidação dos alimentos: por isso é muito útil para guardar produtos no frigorífico, como vegetais, queijos duros ou carnes curadas. Também pode ser utilizado para cobrir os nossos pratos crus ou cozinhados, mas também as formas utilizadas para receitas que não necessitam de cozedura, pois facilita a sua extracção.
Sua principal desvantagem: a película aderente não é adequada para armazenar alimentos gordurosos ou oleosos, pois as partículas de plástico se movem sobre os alimentos e não se fixam bem no lugar. Evite também aplicá-lo em alimentos quentes, pois pode grudar ou esticar. Geralmente esperamos que o prato esfrie antes de embrulhá-lo. Mas existe uma solução para o problema.
Por que o filme plástico deve ser armazenado no freezer?
Para evitar o estresse de rasgar ou grudar, basta guardar o rolo de filme plástico no freezer! Sim, pode parecer estranho para você, já que costuma guardá-lo na gaveta ou no armário da cozinha. Mas acontece que temperaturas muito baixas ajudam a alterar as moléculas na superfície da película aderente. Com isso, não será mais carregado com eletricidade estática e não grudará diretamente nas mãos, é verdade que depois de alguns minutos, assim que atingir a temperatura ambiente, começará a grudar novamente. Mas, entretanto, você terá oportunidade suficiente para desenrolá-lo sem qualquer estresse ou aborrecimento.
Observação : Se você costuma congelar alimentos embrulhados em filme plástico, certifique-se de usar 2 a 3 camadas para armazená-los corretamente.
Película aderente: múltiplas utilizações na cozinha
Este filme plástico não é útil apenas para cobrir tigelas de comida. Você também pode usá-lo para embrulhar frutas como bananas para mantê-las frescas. Claro, o mesmo princípio pode ser aplicado a cerejas, frutas vermelhas ou uvas. Você também pode embrulhar ervas e vegetais folhosos, como alface, que podem ser guardados na geladeira. Acabou o papel alumínio? O filme transparente será perfeito para embalar e transportar seus sanduíches.
Outra dica interessante: será de grande ajuda estancar o vazamento de uma garrafa envolvendo o gargalo com filme plástico, antes de colocar a tampa novamente.
O papel alumínio pode ser usado no forno?
Nenhum tipo de filme transparente pode ser utilizado no forno tradicional: os de PVC resistem até 100°C, enquanto os de PE até 60°C. Em outras palavras, o filme stretch não tem lugar ali, pois corre o risco de derreter rapidamente em temperaturas muito altas. Para assar no forno recomendamos papel manteiga e papel alumínio. No entanto, a película aderente pode ser usada no microondas. Para garantir a segurança, certifique-se sempre de verificar as instruções na embalagem do produto. Isso evitará que você cometa alguns erros.