Hormônio de enraizamento: 5 receitas fáceis de preparar em casa

Aqui mostro como preparar hormônios de enraizamento caseiros. Porque adoro duplicar as minhas plantas, rosas e árvores de fruto. Mas levá-los para o subsolo nem sempre é fácil…

Então, meu avô jardineiro me deu suas receitas DIY com hormônios de enraizamento. Você nem precisa comprá-los na Jardiland ou na Truffaut!

É muito fácil de fazer e o melhor de tudo é 100% natural e totalmente gratuito.

Aqui estão 5 dicas para criar seus próprios hormônios de enraizamento.

  1. Mel

Ao colher mudas, o mais difícil é produzir um sistema radicular viável… e em bom estado.

Meu avô mergulhou as pontas dos galhos no mel antes de colocá-los no chão. A vantagem?

O mel cura e desinfeta o corte. Além disso, estimula a produção de raízes resistentes a doenças.

Não esqueçamos que o mel é um dos melhores antibacterianos e antifúngicos naturais. Segundo ele, parece que esse truque funciona melhor em algumas variedades do que em outras. É o caso, por exemplo, das plantas verdes.

  1. água de salgueiro

Nada melhor do que utilizar os recursos da natureza (e do nosso jardim) para estimular a recuperação das plantas. Ainda é melhor que os hormônios químicos comerciais… e mais barato!

Se você tiver um salgueiro branco por perto, corte cerca de dez ramos jovens com cerca de 0,5 cm de diâmetro. Corte cada galho em seções de 5 ou 6 cm antes de mergulhá-los em uma jarra com água por 3 semanas.

Agite o frasco ocasionalmente. Está pronto quando a água muda de cor e fica gelatinosa. Em seguida, mergulhe a ponta das mudas nesta mistura antes de colocá-las no solo.

Já o salgueiro é rico em ácido indol butírico e salicilina que fluem na água do vaso. É cicatrizante, antipatogênico e estimulante.

  1. água silvestre

Já reparou como as amoreiras são “vigorosas” para se multiplicarem? Diz-se que é “em camadas”. Isso ocorre porque suas raízes são ricas em hormônios vegetais que promovem o enraizamento.

Pegue 7 ou 8 pedaços pequenos de raízes de amora silvestre e lave-os antes de cortá-los em pequenas seções de cerca de 2 cm. Mergulhe tudo em uma jarra com água por 24 horas. Em seguida, molhe os caules das mudas por pelo menos 48 horas antes de colocá-los no solo.

  1. canela

A canela não é realmente um hormônio de enraizamento.

No entanto, é muito útil para mudas jovens. Para que ? Porque esta especiaria é antifúngica e inseticida. Nada mal para proteger os caules jovens antes de plantá-los no jardim. Para este efeito existem duas técnicas:

– ou mergulhamos o caule em canela em pó antes de plantá-lo,

– adicione 2 gotas de óleo essencial de canela à água de salgueiro ou amora silvestre.

  1. Vinagre de maçã e açúcar

Todos conhecemos todos os usos do vinagre de maçã. Mas você sabia que também pode ser útil no jardim?

Coloque 2 colheres de sopa de vinagre de cidra em 1 litro de água e adicione 1 colher de sopa de açúcar. Mergulhe os caules das mudas jovens durante a noite antes de plantá-las.

A aspirina é um hormônio de enraizamento?

A ideia pode parecer estranha. No entanto, a aspirina teria a virtude de promover o desenvolvimento das raízes. Para isso, nada poderia ser mais simples.

Coloque um comprimido de aspirina em um pouco de água para formar uma pasta. Em seguida, mergulhe os caules nesta mistura antes de plantar. Para quem faz os cortes em um copo d’água, também pode dissolver um pouco de aspirina.

Pessoalmente, tentei colocar a mesma planta em um copo de água “simples” e em outro com aspirina.

Não vi grandes diferenças entre as duas plantas… Se quer minha opinião, acho que a aspirina não faz muita coisa!