Hortas e hortas, você sabia que pode cultivá-las sem usar água? Aqui está o método de Fukuoka usado por especialistas com dedos verdes que, sem dúvida, também mudará a sua vida. Pronto para descobrir do que se trata?
Todos sabemos o quanto é necessário que uma horta receba a quantidade certa de água para garantir que o trabalho árduo, ligado às flores, plantas ou frutos, não seja desperdiçado. Você conhece o método Fukuoka? Contaremos o segredo do especialista: é a única maneira de crescer sem água.
Como cuidar da horta e da horta
Quem tem um espaço verde para cultivar, seja uma pequena horta ou simplesmente uma horta, tem sem dúvida sorte. Se também é fã de flores, plantas ou árvores de fruto e montou um pequeno jardim no seu terraço, sem dúvida terá aprendido as técnicas e boas práticas para ver flores, plantas e possivelmente até frutos.
Como todo mundo, eles também terão lhe dito que sem água você não irá a lugar nenhum. Você provavelmente já leu muitos livros sobre floricultura ou pesquisou online e aprendeu técnicas atuais de irrigação.
Mas se hoje te disséssemos que você pode cuidar do seu jardim e horta mesmo sem água, você acreditaria? Estamos falando sobre o método Fukuoka que, sem dúvida, também mudará e revolucionará a sua vida.
O método Fukuoka para crescer sem água
Desde cedo, principalmente na escola, aprendemos: flores, plantas e frutos devem receber água para crescer. Até agora provavelmente também você dedicou o máximo cuidado e atenção à sua horta e jardim, estudando também as técnicas corretas de irrigação.
Mas se disséssemos que existe um método que permite cultivar sem água, você acreditaria? Hoje queremos falar sobre o sistema Fukuoka pouco conhecido, mas amplamente utilizado, especialmente pelos melhores especialistas verdes.
O criador deste método é um japonês nascido em 1913. Este agricultor dedicou boa parte da sua vida à observação das plantas, das flores e da natureza em geral. Não só agricultor, mas também biólogo e filósofo, publicou vários livros sobre cultura.
Ele é o inventor deste sistema que revolucionou o mundo. O método Fukuoka enquadra-se na categoria de agricultura natural e é semelhante em alguns aspectos à permacultura: respeita portanto as condições e ciclos naturais para obter um enriquecimento do subsolo e consequentemente uma melhor qualidade das flores ou frutos que surgirão das plantas .
Por que o método Fukuoka é especial? Porque esta filosofia agrícola, tal como foi definida pelos especialistas, não consiste em arar, arar, cavar, fertilizar, podar ou mesmo regar. Como é então possível garantir a sobrevivência dos frutos, das flores e das plantas? Explicaremos isso para você imediatamente.
O método Fukuoka baseia-se em quatro pontos principais. A primeira é: nunca trabalhe a terra. O que isso significa? Que o seu pequeno terreno nunca terá que ser arado porque os movimentos naturais das raízes e pequenos animais intervirão para movê-lo facilmente: assim a microfauna não será afetada nem o subsolo esgotado.
O método japonês com excelentes resultados
O segundo pilar é: não eliminar ervas daninhas ou insetos. A filosofia deste sistema é bastante simples: na natureza não existem plantas ou insetos que possam ser definidos como parasitas, mas existem sistemas desequilibrados que não garantem a longa sobrevivência de frutos, flores ou plantas.
As ervas daninhas ou os insectos que crescem espontaneamente não devem, portanto, ser eliminados através de métodos artificiais: isto apenas prejudica o ecossistema. A natureza intervirá e seguirá seu curso.
Número 3: Nunca utilize compostos químicos, fertilizantes artificiais ou pesticidas: são muito prejudiciais e afetam o delicado equilíbrio da natureza. Finalmente, não fertilize, mas examine o sistema ambiental e insira apenas as plantas mais adequadas para a sobrevivência naquele tipo específico de solo.
Quanto à água, nunca é utilizada porque as técnicas acima indicadas são suficientes para garantir o nascimento de flores, plantas e frutos. Mas a água só é útil durante o transplante ou decantação, para garantir que as raízes criem raízes no subsolo.
Porém, segundo o método Fukuoku, não existe técnica de irrigação que substitua as quatro práticas indicadas acima: estamos falando da autossuficiência da natureza que é capaz de se desenvolver e se reproduzir mesmo na ausência de irrigação, desde que sejam tomadas as medidas necessárias. são adotados. são colhidos para garantir a sobrevivência de seus frutos.