À medida que as temperaturas sobem e o calor do verão se torna escaldante, a necessidade de regar o jardim ou a horta torna-se uma obrigação que pode ser cansativa e consumir muito tempo e recursos. E mesmo no verão pode acontecer que você viaje por um longo período de tempo. Então, como você pode manter a vegetação saudável?
Com um pouco de engenhosidade, será possível criar uma solução econômica e sustentável para manter suas plantas felizes, prósperas e hidratadas durante todo o verão, sem ter que passar horas regando manualmente sob o sol escaldante.
Como fazer um aspersor rotativo
para irrigação, irrigar, jardim, feito à mão, feito à mão,
plástico reciclado da Pixabay, site OrizzontEnergia
A solução perfeita é justamente um aspersor rotativo caseiro. Desta forma, grandes áreas de gramado ou canteiros podem ser cobertas sem esforço. Tudo que você precisa é de algumas garrafas plásticas, algumas modificações simples e um pouco de criatividade, e você pode criar um sistema de irrigação automático que fará o trabalho pesado para você.
A lista do que você precisa é curta: você precisa de garrafas plásticas resistentes, por exemplo, para bebidas carbonatadas. Podem ser uma fonte de poupança económica, mas neste caso poupam-nos esforços.
Então você precisa de uma conexão 3/4 de 3 vias. Faça alguns furos no fundo das garrafas para criar pequenas aberturas para a água escapar. Usando uma vela, aqueça as pontas do encaixe para expandir as aberturas das garrafas.
A seguir, corte as pontas de outro encaixe idêntico e conecte-as ao primeiro para criar uma estrutura estável e fixe-as na haste que levará a água até o aspersor.
Ao implementar este projeto simples, económico e engenhoso, você se beneficiará de inúmeras vantagens em relação à aquisição de sistemas de irrigação caros.
Além da poupança económica significativa, você tem a liberdade de adaptar e gerir a irrigação de acordo com as necessidades específicas das suas plantas.
Para garantir que a rega tenha o maior sucesso possível, deve seguir uma pequena dica: regar o jardim ou a horta ao final da noite ou de manhã cedo. Isso dá tempo à água para penetrar no solo sem evaporar rapidamente e dá às raízes tempo para absorver umidade suficiente.
Esta prática não só ajuda a manter plantas mais exuberantes e saudáveis, como também ajuda a reduzir o consumo de água e, portanto, as contas.
reutilizar, verde, natureza, criar, aquecer, água
É possível dar nova vida às garrafas plásticas após o uso, Foto de Pixabay, site OrizzontEnergia
Se você gosta de manhãs claras ou prefere as noites de verão em seu paraíso verde, com o aspersor giratório caseiro você podemos garantir um abastecimento de água eficaz e direcionado.
E se você ainda tiver garrafas plásticas disponíveis após a construção do aspersor giratório, saiba que as ideias que podem ser realizadas com elas são diversas e engenhosas!