Isqueiro para lareira, é só gastar dinheiro: pode fazê-lo em casa com apenas alguns euros

As acendalhas para lareira, como podem imaginar, ajudam e facilitam o acendimento desta antiga fonte de aquecimento.

Existem diferentes opções para acender uma lareira, algumas são altamente poluentes, mas outras podem ser feitas em casa por apenas alguns euros, poupando-nos dinheiro e ao mesmo tempo não poluindo.

Vantagens de ter lareira em casa

Ter uma lareira em sua casa pode trazer muitos benefícios, incluindo uma forma de aquecimento suplementar, especialmente durante os meses mais frios. Isto equivale a poupar nos custos de aquecimento a longo prazo.

Além disso, a lareira da casa cria um ambiente caloroso e acolhedor, perfeito para relaxar com a família e amigos.
Sem falar na mais-valia que a casa beneficia , tanto em termos de estética como de funcionalidade.

Acendalha para lareira
Acendalhas para lareira – imilanesi.nanopress.it

No entanto, ter uma lareira em casa também acarreta algumas responsabilidades, incluindo a sua manutenção. Na verdade, é necessário manter a lareira limpa e em bom estado para evitar problemas de segurança e eficiência.

A segurança é importante e as regras indicadas devem ser respeitadas para evitar incêndios ou problemas de fumo.

No geral, ter uma lareira em casa pode ser muito agradável e trazer muitos benefícios, mas é importante ter consciência das responsabilidades e custos que lhe estão associados e seguir as normas de segurança e eficiência.

Acendalha para lareira

Um dos métodos mais comuns de acender uma lareira é usar papel ou palha para criar uma base para a chama e lenha seca para alimentar a combustão.

Mas para quem é inexperiente e quer se apressar, existem no mercado isqueiros para lareira feitos de pequenos pedaços de madeira tratada com solução inflamável , que servem para acender a lareira de forma rápida e fácil.

Além destas, as famosas pastilhas de ignição, são pequenas pastilhas de combustível, geralmente à base de parafina, que são acesas para gerar uma chama.

As pastilhas de ignição à base de parafina são combustíveis à base de petróleo e podem liberar poluentes no ar durante a combustão, como monóxido de carbono e partículas finas.

Chama de isqueiro de lareira
Chama de isqueiro de lareira – imilanesi.nanopres.it

Além disso, as acendalhas de parafina , uma vez utilizadas e não totalmente queimadas, podem representar um risco ao meio ambiente.

Existem no mercado pastilhas mais leves com combustíveis de base vegetal, como os à base de cera de abelha ou cera de soja, considerados mais ecológicos e menos poluentes.

Obviamente é sempre recomendável seguir sempre as instruções do fabricante e estar atento às normas de segurança para evitar acidentes.

Mas além disso podemos, de olho na reciclagem, ver quais alternativas de DIY temos em mãos.

Uma dessas alternativas envolve a reciclagem de papelão de papel higiênico, que será utilizado para acender a lareira.

Poeira e rolo de papel higiênico

Se você tem uma secadora em casa , certamente já deve ter notado que o filtro costuma ficar coberto por uma espessa camada de poeira .

Pois bem, este pó pode ser recolhido e utilizado como combustível para a lareira ou mesmo para um forno a lenha.

O procedimento é muito fácil de realizar, primeiro você coleta o pó do filtro, depois com as mãos fazemos uma bola para colocar dentro do rolo de papel higiênico.

Uma vez jogado diretamente na lareira, você ficará surpreso com a rapidez com que esses dois resíduos podem pegar fogo.

É uma excelente forma de aquecer lenha em poucos minutos, sem desperdiçar acendalhas normais e livrar-se de todas aquelas irritantes pastilhas poluentes.