O que poucas pessoas sabem é que em seus habitats nativos as orquídeas crescem como ervas daninhas. As orquídeas são de uma beleza deslumbrante. Eles são fascinantes em sua fragrância e forma.
Neste artigo vamos compartilhar com você 5 passos infalíveis para cuidar de uma orquídea:
- Iluminação
Sem luz adequada, espere um crescimento exuberante, mas sem flores. A luz insuficiente é a razão mais comum para a falta de floração.
Essas plantas prosperam sob luz forte, mas a luz solar direta pode queimar as orquídeas. É aconselhável oferecer-lhes luz brilhante e indireta, de preferência voltada para o Sul. Para saber que a orquídea está saudável, ela deve ter folhas verdes brilhantes.
- Circulação de ar
As orquídeas também precisam de ar fresco e circulante. Na natureza, brisas suaves e contínuas são vitais para sua sobrevivência.
Dica: Abra as janelas no verão e use ventilador oscilante no inverno.
- Rega
A maioria das orquídeas morre mais por rega incorreta do que por qualquer outra causa.
As orquídeas devem ser regadas à medida que secam. A rega excessiva pode causar apodrecimento, o que mata as raízes da orquídea.
Para saber quando regar, retire a orquídea do vaso e examine: o solo está seco? A panela está ligada? As raízes são carnudas e brancas? Se sim, provavelmente significa que ele precisa beber.
Em geral, regue as plantas no início do dia com água morna uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana em climas mais quentes.
- Fertilização
Como regra geral, fertilize as orquídeas a cada 2 semanas durante o pico de crescimento (primavera e verão) e uma vez por mês durante a dormência (outono e inverno). Use fertilizante 30-10-10 ou alimento para orquídeas, diluído ao meio. - Dormência
Muitas orquídeas requerem um período de dormência, ou descanso, geralmente no inverno. Durante este período, as plantas fortalecem o seu sistema radicular, desenvolvem folhas e armazenam energia para posterior crescimento e floração. Normalmente, uma orquídea pode reaparecer a cada 8 a 12 meses.