Limpar as juntas e azulejos do chuveiro ou banheira, pia e assim por diante não é brincadeira de criança e, entre outras coisas, é uma das tarefas mais odiadas pelas donas de casa em todo o mundo porque exige muito tempo e muito trabalho. o estresse aliado ao uso de produtos que fazem mal à saúde e que a longo prazo podem até estragar os próprios azulejos.
Mas é preciso se organizar e se dedicar totalmente à limpeza de juntas e azulejos pelo menos uma vez por semana porque é aí que assenta a poeira, que depois não sai com um pano normal, uma esponja áspera ou qualquer outra coisa.
A sujeira que se deposita nas seções das juntas e dos ladrilhos acaba virando mofo impossível de remover mesmo com água sanitária. Mesmo que um banheiro tenha sido reformado ou acabado de ser mobiliado, não é preciso muito para que pareça sujo e velho.
Por que arriscar tudo isso se você pode simplesmente cuidar bem dele e mantê-lo perfeito em todos os sentidos?
Como limpar juntas e azulejos sem muita dificuldade
Em vez de utilizar produtos agressivos, é preferível utilizar soluções preparadas em casa com ingredientes baratos que já temos na despensa da cozinha, porque muitas vezes são úteis tanto para cozinhar como para limpar panelas e pratos.
Estes ingredientes são fantásticos porque não só branqueiam os azulejos, como também eliminam a sujidade incrustada que se deposita na argamassa, evitando a formação de bolor. O que você precisa é de uma xícara de café que sirva para medir as quantidades dos ingredientes, obviamente os produtos milagrosos, e de um recipiente da altura de uma jarra para preparar a solução mágica.
Preparação da solução composta de vinagre e bicarbonato
Você pega a xícara de café e enche-a com bicarbonato de sódio, ao qual adiciona uma xícara de vinagre 9%. Assim que você despeja, os dois ingredientes reagem entre si formando uma espuma fantástica, que é justamente o que remove a sujeira e o mofo dos rejuntes e dos azulejos. Tenha o cuidado de despejar delicadamente, lentamente, para evitar que a solução escorra para fora do recipiente.

Depois de juntar o vinagre e o bicarbonato de sódio, despeja-se também meio copo de detergente de louça e mistura-se novamente, para garantir que os ingredientes se misturem bem. Por fim, adicione menos de uma colher de sal marinho fino, pois se dissolve melhor, agite ou misture de outra forma e a solução está pronta.
Como limpar rejuntes e azulejos com a solução milagrosa caseira
Feito isso, borrife nas áreas afetadas pelo aparecimento de sujeiras e incrustações e risque a sujeira com uma escova de dentes velha e usada e uma esponja áspera ou, melhor ainda, uma escova adequada. Depois de ter lavado cuidadosamente a superfície, prestando especial atenção às juntas e aos ladrilhos, bem como às peças de aço, poderá ver como as juntas e os ladrilhos ficarão praticamente como novos.

Tudo sem perder tempo, sem respirar odores fortes e perigosos para a saúde, sem estragar os azulejos e finalmente sem gastar dinheiro desnecessariamente.
Vinagre e bicarbonato para desinfetar superfícies e eliminar calcário
Muitos também recomendam vinagre e bicarbonato para desobstruir ralos porque na verdade quando combinados podem até desobstruir os canos, removendo até resíduos de calcário que se formam facilmente na pia, no chuveiro e assim por diante.

São adequados para a limpeza de torneiras de aço, bem como incrustações de calcário no duche. Para utilizá-los bem e obter bons resultados, basta misturá-los com um pouco de água e depois aplicá-los diretamente nas áreas afetadas por alguns minutos. Por fim esfregue com um pano úmido.
Para finalizar, podem ser utilizados como desinfetante, visto que neste período o desinfetante desaparece como a água, pode ser útil conhecer a receita para preparar um fantástico diretamente em casa. Junte água, vinagre e bicarbonato.
Então misture 2 colheres de sopa de bicarbonato e 60 ml de vinagre branco, acrescente 500 ml de água. Passada a reação efervescente, o líquido é utilizado para esfregar as superfícies a serem desinfetadas. Por fim, enxágue e pronto. O toque final? Pegue numa vela branca clássica e passe-a gradualmente sobre as juntas: um excelente método para contrariar a formação de calcário e garantir que não escurecem ainda mais.