O seu aroma inconfundível e as suas flores roxas fazem da lavanda uma das plantas ornamentais por excelência. No entanto, tem sido utilizado desde a antiguidade para fins medicinais. É um excelente aliado contra dores de cabeça e insónias, tem propriedades relaxantes naturais, acalma a ansiedade e ajuda a tratar problemas respiratórios.
Melhora a confiança interpessoal . As pessoas que inalam o aroma de lavanda através de um difusor têm níveis mais elevados de confiança nos outros e relaxam mais, de acordo com um estudo recente da Universidade de Leiden, na Holanda.
Cura . Em 1928, o químico René Gattefossé descobriu a capacidade da lavanda de curar feridas. Queimando o braço em seu laboratório, ele sentiu alívio imediato após aplicar lavanda e estudou os benefícios de seu óleo essencial.
Promove relaxamento . O aroma da lavanda reduz a atividade do sistema nervoso, estimulando o relaxamento e reduzindo a ansiedade, o estresse e a depressão, segundo estudo da Universidade de Maryland (Estados Unidos).
Alivia dores de cabeça . A lavanda tem um efeito analgésico suave que ajuda a aliviar dores de cabeça. Seu aroma é calmante e os óleos voláteis ajudam a aliviar a inflamação causada pelas enxaquecas.
Insônia . O óleo de lavanda pode ser eficaz no auxílio ao sono e no combate à insônia. Segundo a Universidade de Southampton (Reino Unido), quem coloca uma planta de lavanda no quarto dorme melhor e mais.
Comichão . Além de ser útil para repelir mosquitos e outros insetos irritantes, aplicar um pouco de óleo de lavanda nas picadas ajuda a aliviar a inflamação e a coceira.