Você já pensou em como cuida da sua roupa de cama? Parece que todos tendemos a lavá-lo da mesma maneira! Porém, se você quiser se aconchegar em lençóis limpos e dormir bem à noite, é fundamental seguir algumas regras de lavagem. Para ajudá-lo, Deyan Dimitrov, CEO da Laundryheap, líder global em serviços de lavanderia e lavagem a seco sob demanda, compartilhou 5 erros comuns que você definitivamente deve evitar ao lavar lençóis na máquina de lavar. Explicação!
5 erros a evitar ao lavar lençóis
Você já se perguntou como seus lençóis podem ser um ninho de bactérias e sujeira? Para não colocar em risco a sua saúde, queridos leitores, é fundamental escolher com cuidado o seu conjunto de cama e mantê-lo corretamente. Se você quer evitar dormir no meio daquela bagunça toda, você sabe o que tem que fazer: conheça os erros que não deve cometer na hora de lavar na máquina de lavar!
1. Espere os lençóis ficarem sujos
Não vamos mentir, não há nada melhor do que vestir lençóis recém-lavados e cheirosos! Mas também sabemos que poucos de nós lavamos a roupa de cama com frequência suficiente… Este hábito permite que germes, suor e sujidade se acumulem ao longo do tempo, o que pode não só afectar o estado dos seus lençóis, mas também prejudicar a sua saúde. Para evitar isso, Deyan Dimitrov recomenda fortemente lavar os lençóis a cada 2 semanas. Mas é melhor lavar os lençóis uma vez por semana ou mais, principalmente se você costuma dormir nu ou não tomar banho antes de dormir.
2. Não separe sua roupa
Lavar lençóis com roupas e toalhas parece prático e econômico, na verdade é o que estamos acostumados a fazer, não acham? Dito isto, conforme noticiado pelo tablóide britânico Express, pode ser prejudicial aos seus lençóis a longo prazo. Isso ocorre porque cada material requer um processo de lavagem diferente e precisa de espaço suficiente para ser limpo e enxaguado adequadamente. Portanto, se você passar tecidos diferentes no mesmo ciclo de lavagem, isso pode causar atrito, danificar os lençóis ou causar bolinhas. Zíperes ou botões também podem ficar presos e causar rasgos. Para evitar esse desconforto, o melhor é lavar lençóis e toalhas separadamente. E por último, quando se trata de lavar a roupa de cama, não se esqueça de lavá-la a uma temperatura mais elevada do que a da roupa para garantir que todos os germes e bactérias foram eliminados.
3. Use muito detergente
Muitas pessoas pensam que para limpar completamente os lençóis sujos é necessário usar uma quantidade significativa de detergente. No entanto, muita roupa pode causar mais danos do que benefícios, especialmente para tecidos delicados e de cores claras. Além disso, pode manchá-los e até desgastar suas fibras, causando buracos ou, pior ainda, rasgos. Por outro lado, a especialista recomenda usar meia xícara de bicarbonato de sódio e vinagre durante a lavagem para obter um resultado sedoso e macio.
4. Seque bem os lençóis
Vocês sabiam, queridos leitores? Secar os lençóis na secadora com muita frequência pode encolhê-los, deteriorar o tecido e torná-los desconfortáveis. Para evitar isso, seque-os naturalmente em um varal ou varal, de preferência ao ar livre aproveitando os raios solares e ficando com um aroma ainda mais fresco.
5. Não verificar o rótulo
Para saber quais as melhores instruções de lavagem para a sua roupa de cama, o especialista recomenda consultar a etiqueta! Cada tipo de tecido tem necessidades de lavagem diferentes, por isso é fundamental seguir as regras corretas para a lavagem dos lençóis. Por exemplo, é melhor lavar lençóis de algodão em baixas temperaturas, enquanto outros tecidos não devem ser passados a ferro ou secos na máquina.
Com que frequência você deve trocar seus lençóis?
A partir de agora, queridos leitores, vocês conhecem os erros mais comuns que devem ser evitados na hora de lavar lençóis na máquina de lavar. Tome nota!