Muitas pessoas tendem a deixar aparelhos eletrônicos, como a máquina de lavar, funcionando a noite toda. Esperar economizar tempo e encontrar suas roupas ao acordar, só que isso é um péssimo hábito. Existem muitos argumentos para provar isso. O que em grande parte o leva a não fazer mais isso. Descubra por que você não deve mais deixar seu carro funcionando durante a noite.
Por que não deixar a máquina de lavar ligada a noite toda?
A máquina de lavar, assim como a secadora ou a lava-louças, possuem fios e cabos elétricos que podem superaquecer durante o funcionamento. Esses dispositivos consomem muita energia e, portanto, nunca estão protegidos contra um possível curto-circuito. Geralmente, ao sair de casa, certifique-se de verificar se algum eletrodoméstico está ligado, dado o risco de incêndio e/ou gás. Porém, durante a noite, mesmo estando em casa, se deixar a máquina de lavar ligada, não tem a possibilidade de verificar se tudo está funcionando corretamente. O risco de sobreaquecimento não pode ser excluído. É claro que é muito raro ocorrer um incêndio em uma máquina de lavar, mas é melhor prevenir do que remediar.
Por outro lado, como muitas vezes é aconselhável retirar a roupa assim que esta for lavada, deixando-a espalhada dentro do tambor durante horas após o ciclo, é muito provável que a encontre num estado lamentável. próximo dia. A umidade excessiva, de fato, provoca uma série de problemas: o aparecimento de maus odores, a formação de mofo e o desenvolvimento de bactérias. Basta dizer que o seu aparelho não só corre o risco de ficar entupido com resíduos de detergente e sujidade, como também a sua roupa não cheira a rosas. Principalmente se você estiver com pressa pela manhã e esquecer de tirá-lo do carro ao acordar. Então você será forçado a lavar suas roupas novamente. O que seria uma grande perda de tempo, mas também uma perda de eletricidade!
Além disso, embora não seja proibido por lei usar a máquina de lavar durante a noite, se você mora em um prédio com paredes finas, corre o risco de incomodar os vizinhos. Muitas pessoas costumam reclamar dos transtornos causados pelo funcionamento de eletrodomésticos no meio da noite. Portanto, se a sua máquina de lavar é bastante antiga e faz barulho, seria ainda mais correto não perturbar a tranquilidade do bairro.
Máquina de lavar: erros a evitar
Fácil de usar e constantemente procurada, a máquina de lavar tornou-se parte integrante das nossas tarefas domésticas diárias. Embora a ignição tenha se tornado um reflexo mecânico, seu manejo ainda é difícil. Gostemos ou não, muitas vezes cometemos alguns erros que correm o risco de danificar tanto o aparelho quanto nossas roupas.
Aqui estão alguns que definitivamente devem ser evitados:
- Muito detergente
Pare com essa ideia tão difundida: não é colocando mais detergente que suas roupas ficarão mais limpas! Além disso, em modelos de gama média e baixa, também pode causar alguns danos. Porque ao gerar muita espuma, a roupa também pode sair manchada. Você terá então que retornar ao ponto de partida. Felizmente, as máquinas de lavar mais novas têm um sensor de espuma e efetuam um enxágue automático, mas a sua talvez não! Portanto, é recomendado o uso de detergente líquido . É menos agressivo que o pó e sua eficácia é semelhante ou até melhor, pois se dissolve melhor em baixas temperaturas.
- Sobrecarregar o tambor
Entendemos que você deseja economizar energia. A maioria das pessoas prefere encher o tambor completamente para evitar lavagens múltiplas. Exceto que às vezes é um erro de cálculo. Porque quanto mais sobrecarregada a máquina estiver, mais o sabão e a água não se misturarão bem o suficiente para limpar bem as roupas. Portanto, a lavagem não será tão eficaz e você será forçado a realizar outro ciclo. Portanto, não é a melhor maneira de economizar tempo ou energia!
- Não verifique os bolsos antes do ciclo de lavagem
Muitas vezes, com pressa, você não verifica cuidadosamente os bolsos das calças. Porém, algumas moedas, um alfinete ou uma chave são suficientes para criar problemas no interior da máquina. Esses itens podem se soltar durante a lavagem, causar rachaduras nas paredes, entupir o filtro da máquina de lavar ou danificar o tambor. Portanto, reserve sempre alguns minutos para garantir que todos os seus bolsos estejam vazios.
- Lavagem frequente a frio
Claro, às vezes é necessária uma lavagem a frio. Mas não sempre. Lembre-se que a água fria não é tão eficaz quanto a alta temperatura: suas roupas podem ficar mal lavadas e impregnadas de maus odores. Por isso é sempre melhor ler atentamente a etiqueta da roupa e seguir as recomendações do fabricante.