Ao dar uma olhada no balcão de frutas e vegetais, você não consegue resistir a esses enormes limões com seu aroma inebriante . Eles convidam você a comprá-los para preparar bebidas refrescantes e desfrutar de sabores poderosos nas receitas . Resumindo, são muito atraentes e irresistíveis.
Porém, ter limoeiros em casa não é de forma alguma um sonho inatingível. Pelo contrário, é algo que pode ser feito em casa! É perfeitamente possível cultivar limoeiros no terraço ou varanda para saborear estes frutos e ter a certeza de que são orgânicos e isentos de pesticidas . A ideia atrai você? Leia estas dicas e truques de berçário que descobri para você!
Limões gigantes na varanda: dicas incríveis de viveiristas
A primeira regra básica é escolher a planta certa . Quando for ao viveiro, não preste muita atenção nas frutas que já estão lá. Você precisa considerar quantos brotos podem lhe render frutas cítricas no próximo ano.
Em seguida, compre um pote de plástico ou terracota com furos de drenagem para evitar estagnação. Escolha um com diâmetro e altura de pelo menos 35 centímetros.
Do lado do solo, consiga uma mistura com pH levemente ácido (entre 6 e 6,5) composta por 2 partes de coco, 2 partes de solo universal, 1 parte de farinha de ossos, 1 parte de composto e ½ parte de perlita.
Durante uma semana, coloque o vaso à sombra para que a planta se aclimate. Em seguida, instale-o em local claro e bem irradiado na varanda, terraço ou jardim com pelo menos 6 horas de exposição solar por dia .
Quanto à rega, deve ser constante no verão para manter o solo sempre úmido . Verifique tocando com o dedo quando é necessário adicionar água. Regue a planta e deixe-a absorver completamente a água antes de adicionar mais para evitar o apodrecimento das raízes.
Uma vez por mês, adicione um pouco de fertilizante de ferro-magnésio-manganês ou composto caseiro feito de casca de ovo e borra de café. Para fornecer uma boa dose de potássio, coloque uma casca de banana na base da planta uma vez a cada duas semanas.
Use também óleo de nim dissolvido em água para tratar pragas em sua planta. Prepare a mistura e despeje em um pulverizador, depois borrife nas folhas.
Finalmente, remova quaisquer ramos doentes ou irregulares. No entanto, guarde a poda real para a primavera, quando a planta estiver pronta para um novo crescimento.