O lírio da paz é uma planta que exala uma vibração tropical refrescante com suas folhas verdes exuberantes. Quanto às flores brancas, simbolizam paz, pureza, inocência e prosperidade. A bela folhagem e as flores perfumadas fazem do spathiphyllum uma planta de casa popular. Porém, é preciso aprender a mantê-la adequadamente e encontrar o local ideal para que ela floresça.
Também chamado de flor da lua, o lírio da paz é fácil de cultivar e é um belo complemento para qualquer coleção de plantas domésticas. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre sua manutenção.
O lírio da paz, uma planta tropical que nunca deixa de seduzir…
Os lírios da paz ou spathiphyllum são plantas tropicais com folhas longas em forma de lança que prosperam nas florestas da América Central e do Sul, onde se beneficiam da luz solar difusa e da umidade constante. Para que o seu lírio da paz tenha saúde, é fundamental reproduzir essas condições em casa. Na verdade, a NASA revelou que o lírio da paz é uma das melhores plantas domésticas para purificar o ar. Graças às suas folhas verdes, estas plantas absorvem o ar poluído e libertam-no de gases tóxicos como o monóxido de carbono, o benzeno e o formaldeído.
Lírios da paz: manutenção e posicionamento ideal
O lírio da paz ou spathiphyllum é uma planta de casa versátil e resistente que pode caber perfeitamente em sua casa se você fornecer o local certo. No entanto, se colocado no local errado, desenvolverá folhagem pálida e pouco saudável, doenças fúngicas ou bacterianas. Na verdade, existem muitos locais nas nossas casas onde poderíamos colocar esta magnífica planta, mas antes de o fazer devemos ter em consideração alguns factores.
- A iluminação certa : É melhor colocar lírios da paz em um local que receba luz indireta e brilhante. Uma janela voltada para o norte seria perfeita, pois a planta ficará exposta ao sol da manhã. Não os coloque em locais expostos à luz solar direta durante todo o dia, pois isso pode ressecá-los.
- Rega : No que diz respeito à rega, mantenha o solo ligeiramente húmido ao toque, mas não o mergulhe em água, pois corre o risco de destruir as raízes. É verdade que este tipo de planta pode tolerar períodos de seca, mas suas folhas começarão a desenvolver pontas marrons se faltarem água ou umidade.
- Umidade: Estas plantas apreciam altos níveis de umidade. Borrifando as folhas ou colocando o vaso em uma bandeja de cascalho umedecida, você pode replicar as condições necessárias para que elas prosperem.
Além disso, as folhas grandes do spathiphyllum tendem a acumular muita poeira e isso pode interferir na fotossíntese. Limpe-os suavemente com uma toalha de papel úmida.
Os perigos do lírio da paz
- Mantenha longe do alcance das crianças: elas são curiosas e não sabem o que é bom ou ruim para elas. Portanto, não é surpreendente que tentem tocar na sua planta. Este último contém oxalato de cálcio que pode causar irritação na pele, problemas respiratórios, dores de estômago ou diarreia.
- Mantenha a planta longe dos animais de estimação: O lírio da paz é uma das plantas domésticas venenosas para os animais de estimação. Portanto, deve ser mantido longe de locais por onde seus animais de estimação andam. Na verdade, suas folhas brancas contêm pólen tóxico e podem causar irritação na boca se entrarem em contato com o pelo do seu animal de estimação ou se ele as lamber.
Fornecer as condições adequadas ao seu lírio da paz permitirá que ele se desenvolva de forma saudável e você poderá desfrutar de seu perfume misterioso com notas levemente picantes.