As manchas de cera são as mais incômodas porque nenhuma mulher sabe como lidar com elas para resolver o problema e ao mesmo tempo reduzir ao mínimo os danos.
As avós sabem disso e sempre souberam, que de alguma forma, apesar de não terem hoje as mesmas ferramentas à nossa disposição, conseguiram fazer com que as roupas voltassem a parecer novas sem muito stress ou esforço, mas sobretudo sem gastar um único cêntimo.
No inverno nunca faltam velas em casa, na realidade também há quem as acenda na primavera ou no verão porque criam um ambiente magnífico. Principalmente agora que estamos perto do Natal, nunca faltam velas vermelhas, douradas e prateadas em casa , até mesmo à mesa.
Por outro lado, uma bela vela colorida, pronta para criar um ambiente magnífico, torna tudo mais mágico, os jantares são evocativos e românticos além de festivos. Mas tenha cuidado porque de repente eles podem se transformar em algo realmente muito desagradável.
Tenha cuidado ao usar velas, elas podem ser muito perigosas
As velas derretem lentamente, quando se apagam e se movem para libertar a mesa ou prateleira onde estão colocadas é preciso ter cuidado porque a cera tende a escorregar. Se cair nas roupas, estraga-as, às vezes de forma irreparável, outras vezes não.

Uma mancha de cera na roupa é certamente um grande problema, mas pode ser remediada. É preciso saber como e o que fazer porque existem métodos que funcionam, mas é importante fazer tudo com extrema delicadeza e outros ficar absolutamente excluídos.
Por exemplo, não se pode deixar de partir da recomendação de não agir sobre a cera quente e, sobretudo, de manter-se afastado da água fria tanto quanto possível. Este é o pior remédio de todos os tempos.
Em vez disso, você deve esperar até que a mancha seque completamente e então ter paciência e seguir os conselhos de sua avó, remédios únicos.
Remédios para remover manchas de cera de vários tecidos
O primeiro remédio que geralmente resolve qualquer problema é: pegar uma faca romba, seguir o contorno da mancha de cera, esfregar delicadamente apenas externamente e levantar lentamente a máquina presente no tecido.
É preciso fazer movimentos precisos, mas acima de tudo delicados, senão vai estragar o tecido e nesse ponto há muito pouco que se possa fazer. Tem gente que usa secador de cabelo para tirar manchas de cera dos tecidos. Não há como negar que o método funciona, mas é verdadeiramente perigoso.

Então, ligue o secador de cabelo, coloque-o na temperatura máxima, direcione o ar diretamente sobre a mancha, mantendo o aparelho a pelo menos 10 cm de distância. Lentamente, a cera derrete com o calor, então você pode enxugá-la com papel absorvente.
O sistema funciona, mas você pode imaginar que podem ocorrer eventos inesperados de última hora que podem estragar permanentemente a roupa, então tome cuidado.
Por fim, o último método que geralmente dá grande satisfação e que resolve o problema em muito pouco tempo é aquele que todas as avós usaram e continuam a usar até hoje.
Este é o ferro. Você passa um pano de algodão sobre a mancha de cera, depois passa no ferro, o tecido de algodão absorve a cera que derrete lentamente, assim como acontece no secador de cabelo. Feito.
Mancha de cera antiga, aqui vão algumas boas dicas
Se a mancha de cera a ser removida for colorida, é aconselhável molhar um chumaço de algodão ou um pedaço de algodão em álcool etílico e passá-lo sobre a superfície manchada.
O álcool e o algodão dissolverão completamente a cor. Imediatamente a seguir pode-se proceder à lavagem na máquina de lavar, evitando altas temperaturas, principalmente se for um tecido delicado e já tratado.

Se a mancha de cera for antiga, no entanto, pode simplesmente usar um cubo de gelo. Você pega o cubo e coloca diretamente sobre a mancha. Neste ponto você deixa agir por alguns minutos e depois vai riscar a cera .
Neste caso, no que diz respeito à lavagem, basta usar água com um pouco de sabão. A roupa ficará como nova, sem estresse e sem medo, mas acima de tudo sem gastar um centavo.
Existem no mercado muitos produtos adequados para tirar manchas especiais, custam caro e não é necessariamente verdade que realmente funcionem.