As manchas de cola quente são o tormento de todas aquelas mulheres que adoram fazer bricolagem e passam a tarde fazendo lindos e divertidos trabalhos de bricolagem, que, como tudo o mais, podem, no entanto, esconder algumas armadilhas graves.
A cola quente serve para colar papelão, tecidos e madeira , é muito útil porque você carrega uma pistola inserindo um bastão de cola sólida que custa muito pouco, depois aquece e usa nas superfícies que deseja atacar.
Leva muito pouco tempo para solidificar, por isso cola materiais de qualquer tipo rapidamente e sem problemas.
O único problema é que por se tratar de uma cola que derrete em altas temperaturas, ao usá-la você pode manchar a roupa sem perceber, então você tem a surpresa de que certamente não é das melhores. A esta altura alguém se pergunta como tirar manchas de cola quente da roupa sem gastar sabe-se lá quanto dinheiro e sem necessariamente ter que recorrer a profissionais de limpeza.
Faça você mesmo, como resolver pequenos problemas
Você absolutamente não deve desistir do trabalho DIY ou artesanal em casa por medo de manchas de cola quente em roupas ou superfícies. Basta arregaçar as mangas e procurar os remédios mais simples e baratos para resolver o problema.

A primeira coisa a evitar é esfregar a zona manchada se a cola for fresca, porque mesmo que tenha a sensação de ter conseguido eliminar os vestígios de cola quente, na realidade tudo o que está a fazer é fazê-los penetrar profundamente nas fibras, para esse ponto se torna impossível de remover.
O conselho é deixar a cola secar, depois agir e eliminar a mancha. Existem diversos remédios para se livrar da cola, alguns só servem para roupas resistentes, enquanto outros são perfeitos para todas as situações e todos os materiais.
Retirar cola quente de tecidos: como fazer
Se o tecido da camiseta manchada de cola for delicado, então é melhor recorrer a profissionais para não estragar ainda mais. Alternativamente, você pode usar álcool desnaturado que quebra as ligações e remove a cola sem esforço. Em qualquer caso, é aconselhável usar álcool primeiro numa pequena parte escondida e depois continuar em todo o resto.

É necessário umedecer levemente uma bola de algodão com álcool, um pano macio também serve. Aí você esfrega lentamente na mancha indo de fora para o centro e enquanto o tecido está molhado você levanta a cola com as unhas. Desta forma você poderá retirar tudo sem deixar o menor vestígio de produto.
Remova manchas de cola quente das roupas com acetona ou ferro
Alternativamente, intervém a acetona, que remove até manchas de ataque, e é perfeita para muitos tecidos, exceto em peças sintéticas como o poliéster. Então você molha uma bola de algodão em acetona, passa na mancha, depois pega um pano limpo e seco e passa a cola que é transferida diretamente para o pano sem perder tempo raspando.
Por fim, você coloca a roupa na máquina de lavar e lava na temperatura máxima permitida pelo tipo de tecido, que geralmente está escrita diretamente na etiqueta da roupa.
Para concluir, aqui está a solução definitiva do tipo “faça você mesmo”, rápida, segura e 100% econômica. Envolve o uso de ferro, folha de papel ou pano de algodão. Pegue a roupa manchada e coloque-a sobre a tábua de passar, mantendo a mancha voltada para cima.
Você coloca o papel ou pano por cima, coloca o ferro sobre eles na temperatura máxima e por fim esfrega por 15 segundos, lentamente. Desta forma, a cola se dissolve lentamente e adere ao pano ou papel toalha colocado. A cola terá sumido, por fim proceda à lavagem na máquina de lavar e pronto.
Qualquer que seja o remédio que você escolher, é sempre aconselhável experimentá-lo primeiro em uma área escondida para evitar danos de qualquer tipo.