Claro, poucas pessoas gostam de ver uma centopéia rondando perto delas! A milípede, uma das famílias de milípedes mais famosas, prolifera nas regiões mediterrâneas da França. No entanto, pode ser encontrado em todas as regiões. Escapando da luz, os milípedes vivem em locais úmidos e naturais. Eles então se acomodam sob pedras, cascas e no chão.
Além disso, essas centopéias sabem se esconder dentro de casa e nos lugares mais inesperados, como sapatos, roupas e prateleiras. Para conter sua invasão, aqui estão algumas sugestões.
Como repelir centopéias?
Vamos descobrir juntos as melhores formas de se livrar das centopéias que se escondem em determinados pontos estratégicos da sua casa.
Controle de centopéias usando pimenta
Existem muitos métodos para evitar que milípedes invadam sua casa. O spray de pimenta, por exemplo, pode ser muito útil para você.
Na verdade, a pimenta malagueta pode repelir muitas pragas , incluindo milípedes.
Aqui estão os ingredientes que você precisa:
- 10 pimenta caiena (ou em pó);
- 1 colher de chá de detergente líquido;
- 1 colher de sopa de óleo vegetal;
- aproximadamente 2 litros de água;
- 1 borrifador.
Antes de começar, é recomendável usar luvas. As micropartículas de pimenta, de fato, podem se depositar sob as unhas e irritar os olhos ou outras partes sensíveis do corpo, ao entrarem em contato com elas.
Use o liquidificador para misturar as pimentas junto com o detergente e o óleo vegetal. Adicione duas xícaras de água para que tudo se liquefaça. Depois deixe descansar por uma hora e depois bata tudo, uma última vez no liquidificador.
Filtre todas as partículas usando um pano de algodão ou um filtro de café. Em seguida, despeje o líquido resultante no borrifador, adicionando o restante da água. Finalmente, pulverize diariamente todos os pontos de entrada !
Repelir milípedes usando óleos essenciais
Na verdade, os óleos essenciais são compostos químicos concentrados derivados de plantas. Eles são então extraídos por destilação a vapor. Além de perfumar e desinfetar o ar circundante, os óleos essenciais também podem ser úteis para repelir e impedir que milípedes invadam uma determinada área. Para isso você pode contar com óleos à base de cravo, hortelã, manjericão e sálvia.
Além disso, deve-se sempre diluir o óleo essencial com água antes de aplicá-lo, geralmente contando 15 gotas por 426 ml. Será, portanto, suficiente aplicá-lo em todas as janelas, portas e saídas de ar externas para uma proteção ideal.
Limitar a proliferação de milípedes com argila de caulim
A argila de caulim é uma forma simples e natural de repelir milípedes. Na verdade, este pó pode ser usado como desinfestante natural . Assim, a argila de caulim pode espantar pragas como joaninhas, besouros e larvas de maçã, sem ser tóxica para os humanos. Por outro lado, a argila de caulim causa irritação nos milípedes , fazendo com que fujam das portas e janelas da sua casa. Para isso, basta adicionar 3 xícaras de pó de argila de caulim em 2 litros de água e misturar a solução. Não hesite em borrifar a cada duas semanas em sua casa, quintal ou jardim.
Veja como agora você pode se livrar dos milípedes seguindo estas dicas simples e práticas.