A máquina de lavar é indispensável em qualquer casa do mundo. Era uma vez, nossas avós lavavam qualquer roupa e peça à mão.
Hoje, porém, ninguém faz isso porque não tem vontade ou porque não tem tempo livre para fazer. A vida é agitada e é preciso correr, economizando o máximo de tempo possível para se dedicar a outras coisas como família ou trabalho.
Assim, a máquina de lavar, assim como a secadora ou a lava-louças tornam-se essenciais. Mas tenha cuidado porque como todos os outros eletrodomésticos, a máquina de lavar também requer cuidado e atenção.
Se você não cuidar bem de sua manutenção, corre o risco de danificá-lo e ter que comprá-lo uma segunda vez em muito pouco tempo, gastando muito dinheiro desnecessariamente.
Mofo dentro da gaveta de detergente da máquina de lavar, aqui está a causa
Em particular, a máquina de lavar pode ser danificada devido ao mofo, o que é um problema real e está frequentemente presente em casa, mesmo que você gaste tempo limpando e higienizando todas as superfícies e cômodos.

O mofo é causado pela umidade e por locais sem ventilação ou mal ventilados. Forma-se em rejuntes, azulejos, paredes e até no interior do dispensador de detergente da máquina de lavar.
Isso acontece porque a manutenção correta não é realizada após as diversas lavagens. Por exemplo, cada um de nós deve abrir o cesto e a gaveta do detergente no final de todas as lavagens para permitir que a água e a humidade sequem adequadamente.
A gaveta de detergente está particularmente exposta ao mofo porque também se depositam detergentes que não podem ser removidos corretamente.
Método eficaz que permite higienizar toda a máquina de lavar
Existe um método muito eficaz que serve para limpar bem o compartimento para evitar a formação de mofo e a máquina de lavar não lavar bem a roupa.
Na verdade, pode acontecer que depois de tirar as roupas recém-lavadas você perceba que elas estão tão malcheirosas quanto antes de serem lavadas. O motivo é a falta de higiene da máquina de lavar, incluindo o tambor e a gaveta do detergente.

Neste caso, dois ingredientes particulares que funcionam como aliados são úteis, nomeadamente o vinagre branco com as suas incríveis propriedades de limpeza e o sumo de limão que tem um efeito desinfetante espetacular.
Para limpar a gaveta da máquina de lavar, basta misturar duas xícaras de água com um quarto de xícara de suco de limão e meia xícara de vinagre branco. Despeje a preparação em um borrifador e borrife a solução na gaveta de detergente.
Neste ponto deixa-se agir por alguns minutos. É aconselhável proteger-se com máscara e luvas para não danificar a pele. Depois necessita de um pano que permita limpar bem a gaveta e retirar todas as incrustações dos detergentes ou do próprio molde.
Onde você não consegue alcançar, você pode usar uma escova de dentes que permite alcançar até os cantos. Feito isso, a mistura restante é utilizada para atuar também nas vedações da máquina de lavar, onde podem haver vestígios de mofo difíceis de serem percebidos.
Por fim, a mistura também é despejada no tambor e inicia-se um ciclo de lavagem completo sem vácuo a uma temperatura de 90 graus. Uma mistura de água oxigenada e água também pode ser útil, capaz de eliminar o mofo do interior da gaveta da máquina de lavar em poucos instantes.
Como evitar a formação de mofo dentro da máquina de lavar e da gaveta
O problema não é tanto como eliminar o mofo da máquina de lavar , porque existem muitos remédios como já vimos. Mais do que tudo, é uma questão de como prevenir a sua formação.

Neste caso deve-se evitar usar muito detergente na lavagem, pois nem tudo é aproveitado durante a lavagem. Grande parte fica na gaveta, o resíduo leva ao aparecimento de mofo.
Outra coisa a observar são as válvulas de gaveta que muitas vezes não fecham corretamente. Para verificar o seu estado, desligue o aparelho e verifique-os cuidadosamente.
Por fim, recomendamos o uso de detergente em gel para colocar diretamente no tambor da máquina de lavar. Desta forma, muitos inconvenientes e problemas podem ser resolvidos num piscar de olhos.