Tem certeza de que sabe usar a máquina de lavar corretamente? Tenha cuidado, o uso incorreto pode prejudicar sua saúde.
A máquina de lavar é hoje uma ferramenta muito útil para o dia a dia. Graças a este aparelho podemos lavar roupas, lençóis, tecidos de qualquer tipo e eliminar germes e bactérias neles presentes. Muitas vezes pensar que antigamente a roupa era lavada à mão faz-nos pensar em quanto tempo podemos poupar hoje em dia e mesmo que acabemos com uma roupa aparentemente limpa e cheirosa, na realidade ela pode estar contaminada por vírus e bactérias.
Que perigos a máquina de lavar pode esconder para a nossa saúde?
Ninguém jamais pensaria assim, mas um dos eletrodomésticos projetados para limpar e eliminar germes e bactérias poderia ser o primeiro veículo. Será que um eletrodoméstico hoje indispensável em todas as casas, que simplificou a vida das famílias em todo o mundo, pode ser realmente prejudicial à nossa saúde ?
A descoberta foi feita após pesquisas recentes da Universidade de Bonn, que estudaram as causas da transmissão de patógenos em recém-nascidos internados em hospitais. Este estudo foi realizado porque a contaminação de uma bactéria que causa infecções gastrointestinais e respiratórias foi frequentemente detectada na enfermaria pediátrica . Tudo isto ocorreu obviamente apesar do cumprimento das normas de higiene e, após a descoberta, apesar das extraordinárias medidas de higiene implementadas.
Os investigadores realizaram assim algumas medições e descobriram que a transmissão tinha origem na cave do hospital , ou nas lavandarias. A bactéria causadora das infecções foi encontrada nos lacres, nas gavetas e até na porta da máquina de lavar e secar roupa que servia para lavar e higienizar as roupas da enfermaria pediátrica. Felizmente, nenhuma criança relatou infecções graves e tudo foi facilmente resolvido com a substituição da própria máquina de lavar.

Mas como isso pode acontecer?
Manutenção e cuidados com a máquina de lavar
Esta pesquisa demonstrou pela primeira vez algo que ninguém esperava. O aparelho que pensamos ser usado para eliminar germes e bactérias pode na verdade ser um difusor . Além da bactéria encontrada no hospital, microorganismos perigosos para os humanos por serem resistentes a antibióticos podem se abrigar dentro de uma máquina de lavar. Pode-se deduzir, portanto, que isso depende do acúmulo de água no interior dos lacres e gavetas, território fértil para o desenvolvimento de microrganismos.
Na verdade, tudo isto não representa um perigo real para os adultos que gozam de boa saúde, mas pode ser um risco para os recém-nascidos, os idosos e as pessoas imunossuprimidas.

Uma precaução muito útil seria limpar bem a máquina de lavar pelo menos uma vez por mês e prestar muita atenção à limpeza das vedações e gavetas de detergente.
Além disso, no caso de sujeitos de risco, é sempre aconselhável lavar roupas e têxteis a uma temperatura mínima de 60° C. A estas temperaturas você tem a certeza de poder matar todos os microrganismos e bactérias prejudiciais ao ser humano.