Os japoneses são conhecidos pela arte da organização, provavelmente por isso que o método Danshari de Hideko Yamashita está despertando grande interesse em todos os lares.
O método Danshari visa encontrar a felicidade através da simplicidade material . Em alguns conceitos compete com o método de Marie Kondo, porém possui uma estrutura diferente baseada em alguns pilares fundamentais que explicaremos mais adiante.
Método Danshari, consertando sua casa sem estresse e esforço
O método Danshari de Hideko Yamashita está despertando grande interesse por uma nova forma de nos organizarmos tanto em termos de casa como de vida.
É um estilo minimalista em que tudo se baseia na procura da simplicidade e da profundidade espiritual , na prática consiste em “arrumar quase sem arrumar”.
Em essência, sugere livrar-se de coisas desnecessárias e mudar hábitos. Nada mais. Não requer nenhum esforço extraordinário e acabará por arrumar toda a casa em 10 minutos, sem stress e esforço.
Ocupa apenas 80% do espaço
Uma primeira regra do método Danshari propõe ocupar apenas 80% do espaço disponível. Além disso, 20% deveriam ser deixados vazios para organizar melhor as coisas. Dessa forma você evita acumular muitas coisas , pois tende a encher os guarda-roupas para guardar itens em caso de necessidade futura.

Além disso, transmite visualmente uma sensação de ordem e limpeza. Acessar nossas coisas com rapidez e facilidade aumenta a sensação de liberdade e autonomia.
Regra de substituição
Uma regra do método Danshari nos diz que devemos selecionar apenas as coisas que nos fazem felizes , deixando de fora o resto. É preciso focar no presente e esquecer das coisas que foram importantes no passado, mas hoje não fazem mais parte da nossa vida. Não se trata apenas de roupas, mas também de livros, objetos, móveis que não funcionam mais, etc…
A regra da autonomia e da liberdade
Além disso, o armazenamento vertical como se estivéssemos num supermercado nos ajudará a selecionar livremente e acessar facilmente os objetos.
Desta forma podemos escolher com mais liberdade o que precisamos e acessá-lo de forma mais prática.

Caminhada automática
Refere-se ao nosso corpo e à sua capacidade de se autorregular por dentro, assim como a natureza faz com as estações.
Há momentos em que tudo está desarrumado, tanto na nossa casa como na nossa vida. Desta forma deixamos tudo fluir deixando a marcha automática engatada.
Método Danshari: a regra dos dois movimentos
Outra regra do método Danshari diz que, para que o pedido funcione, é necessário poder alcançar facilmente os objetos com apenas dois movimentos : abrir a porta do guarda-roupa e tê-los ao seu alcance. Ele também sugere remover as tampas das caixas para reduzir etapas e esforço. Tudo que você precisa deve estar à mão.