Mistura de limpeza caseira é a melhor forma de combater o mofo no banheiro

O aparecimento de mofo preto no verão se deve ao calor, pouca ventilação e umidade desse período.

Por esse motivo, seu banheiro oferece o melhor ambiente para o mofo preto, já que a umidade costuma estar presente. Além disso, a má ventilação desta sala permite que os esporos de mofo proliferem facilmente.

Se não for controlado, o mofo pode causar manchas em rejuntes, paredes e azulejos e problemas de saúde. Vamos descobrir juntos três dicas para evitar o aumento da umidade e do mofo no seu banheiro.

Uso de produtos resistentes a mofo

Comprar produtos que resistam ao mofo preto é uma ótima maneira de evitar sua formação. Esses produtos, de fato, oferecem proteção duradoura contra o mofo negro.

Isso inclui pintar o teto e as paredes do banheiro com tinta resistente a mofo. Essas tintas não permitem o crescimento de mofo, pois contêm agentes antimicrobianos.

Você também pode usar selantes de silicone e resistentes a mofo, especialmente em torno de balcões, pias e banheiras.

Limpeza adequada

A limpeza e manutenção regular do banheiro também ajuda a prevenir e combater a formação de mofo nas paredes e juntas.

Por isso, deve-se recorrer a produtos de limpeza adequados para banheiros e que tenham propriedades antimofo. Muitas vezes são eficazes. No entanto, você já pode ter produtos que combatem o mofo em um de seus armários.

Se precisar usar vinagre branco, por exemplo, borrife na área e espere de 60 a 120 minutos antes de usar uma escova. Isso ajudará o vinagre a ser absorvido adequadamente, especialmente se houver madeira no banheiro.

Se tiver dificuldade para se livrar do mofo, use uma mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre branco.

Além destas disposições, é essencial inspecionar regularmente locais de difícil acesso, como bordas e cantos. Problemas de encanamento e vazamentos precisam ser resolvidos rapidamente para evitar qualquer aumento de umidade.

Ventilação melhorada

Para evitar a formação de mofo no banheiro, a ventilação é a arma indispensável.

Muitas pessoas recomendam, portanto, a instalação de um ventilador que extraia a umidade durante e após cada banho.

Você pode então instalar um ventilador ou deixar as janelas abertas por alguns minutos após tomar banho. Esta precaução permitirá reduzir significativamente o nível de umidade e o risco de formação de mofo.