Infelizmente, a peste fúngica é comum em climas chuvosos. Esses fungos que se espalham liberando esporos são o pesadelo de muitos lares. Muitas vezes colocados em ambientes húmidos, como casas de banho, cozinhas ou peitoris de janelas, também podem ser mais insidiosos ao esconderem-se, por exemplo, debaixo de um tapete. Portanto, você pode se livrar dele permanentemente com duas dicas das avós. Compartilhamos nossos conselhos com você.
Fonte de poluição interna, o mofo prejudica o interior, mas também a saúde, resultando em irritação dos olhos e do trato respiratório. Além das considerações estéticas, também devem ser levadas em consideração as consequências higiênico-sanitárias. Não espere mais e ataque esses moldes destruidores de vidas com dois ingredientes em mãos. É tudo uma questão de saber como usá-los. Nós vamos explicar.
Por que o mofo ataca certas partes da casa?
Seja antiga ou nova, saiba antes de tudo que nenhuma casa está imune ao aparecimento de manchas de mofo. Algumas condições favorecem o seu desenvolvimento… A umidade é a principal causa deste problema. Portanto, é necessário encontrar a origem, tratar e prevenir. Você também deve saber que o problema de umidade pode ser devido à má ventilação da casa, infiltração de água da chuva, danos causados pela água, vazamento de água ou até mesmo uma má vedação do chuveiro e das paredes da casa .
Quais medidas preventivas para evitar mofo em casa?
O objetivo é diminuir a umidade dentro de casa, por isso é necessário tomar medidas preventivas. Certos reflexos devem ser adotados diariamente. Combater este flagelo não é uma tarefa fácil e tomar as medidas certas seria a sua arma definitiva.
- Ventilar a sua casa é essencial para limpar o ar da sua casa, mesmo que não tenha problemas de humidade na sua casa. 45 minutos são suficientes para circular o ar e evitar a formação de mofo. Você também pode usar ventilação mecânica se a ventilação for insuficiente.
- Evite pendurar roupas dentro de casa, pois isso agravará o problema de umidade.
- Tratar fissuras nas paredes e eventualmente realizar trabalhos de isolamento para evitar o problema de mofo, principalmente no inverno.
Como eliminar o mofo?
Você já experimentou muitos produtos convencionais e não ficou satisfeito! Eles são caros, tóxicos e o resultado não existe. Não importa, você pode suprimir a propagação do mofo com tratamentos simples e fáceis de usar.
- Bórax e vinagre, uma combinação vencedora para atacar mofo
Em um borrifador, misture:
- 2 colheres de sopa de bórax
- ¼ xícara de vinagre branco
- 2 xícaras de água quente
Aplique a mistura nas áreas propensas a mofo e deixe agir por 60 minutos. Esfregue com uma esponja e depois enxágue e seque com um pano limpo.
- Bicarbonato de sódio, água com sabão e diga adeus ao mofo
Prepare uma pasta de bicarbonato de sódio misturando uma xícara desse pó com um pouco de água e aplique nas áreas afetadas pelo mofo. Deixe agir por uma hora e depois esfregue com uma escova de cerdas duras. Em seguida, aplique uma solução com sabão para finalizar a limpeza. Enxágue e finalize a limpeza borrifando água com vinagre para eliminar permanentemente mofo e manchas pretas. Limpe com um pano limpo e seco e deixe secar arejando o ambiente. Outros ingredientes, como álcool etílico ou amônia, também podem ser eficazes contra mofo.
Atenção: proteja-se com luvas e máscara antes de tentar esta limpeza particularmente delicada, para não inalar os esporos perigosos para a saúde.