“Coma maçãs, mastigue a vida!” dizia um slogan publicitário. De rápida ingestão de açúcares por atletas ou diabéticos, a fruta há vários milhares de anos não apresentava menos problemas… O que fazer com as cascas de maçã, depois de consumida a polpa? Aqui estão 7 dicas anti-desperdício, descritas passo a passo para reutilizá-los. Eles vão te dar ainda mais vontade de devorar essa fruta ao máximo.
Quais são as melhores dicas para reciclar cascas e caroços de maçã?
Esta fruta lendária sempre acompanhou a vida dos homens, ao longo dos séculos. Mas é melhor para sua saúde confiar em maçãs orgânicas ou cultivá-las você mesmo, quando puder. Quer se chame Granny Smith, de pele tão verde e ácida, ou mesmo Pink Lady, a maçã da Cinderela, o fruto por vezes proibido resiste-nos um pouco porque dói sempre ter de deitar fora tantas cascas! Você verá que comer maçãs pode ir tão longe quanto ingerir a casca, mas também que podemos encontrar muitos outros usos das cascas e caroços da maçã para limpeza e manutenção da casa .
Quais são os benefícios da casca de maçã?
Costuma-se dizer que a casca das maçãs é 2 a 6 vezes mais rica que a polpa. Isso é facilmente compreendido se considerarmos que serve para proteger o fruto e, quando se trata de decomposição, funciona como solo fértil para a germinação das sementes. Eles então contêm naturalmente fibras, minerais como zinco, cobre e manganês. A casca da maçã também é muito rica em antioxidantes que ajudam a proteger contra doenças cardíacas, por exemplo. O fosfato e o potássio fornecerão o necessário para o crescimento das crianças.
Uma receita de compota ou geleia de casca de maçã para enfeitar seus bolos
O último elemento importante presente nas cascas de maçã é a pectina: este cimento celular tem forte ação gelificante. Foi esse fenômeno que deu às avós a ideia da compota e da maçã assada!
Você precisará de:
- Cascas de maçã (cerca de 1 kg)
- Núcleos da Apple
- 15 g de açúcar por 100 g de casca (de preferência frutose)
- Em seguida, guarde as cascas em uma caixa fechada a vácuo na geladeira.
- Venha um dia misturá-los com os caroços sem sementes com algumas medidas de açúcar
- Deixe em fogo baixo por cerca de 1 hora.
- Passe tudo por uma peneira ou peneira, coloque em uma jarra e você ficará feliz em colocá-lo em um bolo enrolado ou em um de 4 litros.
Como fazer vinagre de maçã caseiro?
Nossas avós usaram tudo “ao máximo”… Tanto que sabiam que se podia fazer um bom vinagre para temperar pratos com cascas de maçã. Sem entrar em detalhes do fenômeno que dá origem ao vinagre, saiba em todo caso que serão as bactérias que atacarão suas cascas: não importa, elas farão de tudo!
Você precisa de uma jarra, água filtrada, um ambiente geralmente bastante aquecido (19 a 21°C).
- Coloque as cascas e os caroços (de preferência de maçãs orgânicas), limpos e sem sementes, no fundo do frasco.
- Misture tudo com açúcar: uma colher de sopa para cada 100 g de material
- Despeje água: 200 ml por 100 g até 3/4 da altura do frasco
- Feche bem o frasco.
- Deixe fermentar por pelo menos três semanas, mexendo sem abrir. Em seguida, retire as cascas e deixe fermentar em temperatura ambiente.
- Um dia você reconhecerá o cheiro de vinagre no quarto, então saberá que seu vinagre está pronto.
O suco do vinagre de maçã segura as cascas, é forte e poderoso: é um limpador multiuso.
Sabemos que o seu novo vinagre tem propriedades medicinais, mas vamos dar uma olhada no ácido málico que ele contém e revelar suas propriedades de limpeza e desinfecção em sua casa.
Por exemplo, ataca o calcário da sanita, muito melhor do que outros produtos químicos, apesar de ser um antibacteriano eficaz. Você o usa com sucesso como desengordurante para descascar assadeiras.
Como reaproveitar cascas de batata?
Todas as cascas são úteis para a manutenção da casa. As cascas de batata não são exceção. Na fritura dão excelentes batatas fritas doces e salgadas que as crianças contarão aos amigos. Utilizados crus, devolvem o brilho às cores do aço inoxidável, isentos de ácidos e seguros.
Aqui está você com dicas inteligentes para reciclar suas cascas fora da compostagem! Com o seu vinagre você irá desinfetar, limpar e remover o calcário. A caça ao desperdício começou e você já é o ás dos ases.